Com as 256 unidades do Condomínio Bela Vista inauguradas nesta sexta-feira, são aproximadamente 1,4 mil moradias entregues em Venâncio Aires pela Caixa Econômica Federal (CEF), através do programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com o superintendente da Caixa no Vale dos Sinos, Jairo Manfro, o município tem participação efetiva no programa, com destaque para as cerca de 400 famílias do interior que foram beneficiadas até agora. Aos moradores do condomínio, o representante da CEF deixou recado para que tenham cuidado com a manutenção não apenas dos apartamentos, mas também de todo espaço de convívio, e ainda para que atentem ao pagamento em dia das parcelas, tudo para evitar surpresas desagradáveis. “Vocês têm o dever de cuidar do empreendimento, pois provavelmente os seus filhos herdarão estas moradias. Mantenham uma convivência pacífica e harmoniosa neste lugar tão lindo”, argumentou.

O prefeito Airton Artus foi o segundo a fazer pronunciamento para a comunidade durante o evento desta sexta-feira. Destacou o trabalho da “valorosa” equipe da Caixa, que segundo ele tem mantido uma parceria produtiva com a Prefeitura de Venâncio Aires, principalmente em relação aos projetos imobiliários. Disse ainda que a atual administração tem obtido êxito na realização de projetos em virtude de ter tido “a felicidade de herdar uma equipe do antigo prefeito (Almedo Dettenborn) com uma incrível capacidade técnica, que vem se aperfeiçoando a cada ano e garantindo a participação de Venâncio Aires em programas oferecidos pelos governos estadual e federal”. Citando o nome de Luiz Paulo Assmann, proprietário da ALM Engenharia, empresa responsável pela construção do Bela Vista, completou sua manifestação dizendo que “obras como essa resolvem uma das maiores injustiças sociais da atualidade, pois garantem moradia digna para trabalhadores que não tinham a sua casa”.

QUALIDADE – O ministro Miguel Rossetto repetiu algumas vezes durante seu discurso que os 256 apartamentos do Condomínio Bela Vista são de extrema qualidade. “Tenho participado de diversas inaugurações por todo o Brasil, e gostaria de reforçar que estas moradias de Venâncio Aires são diferentes do ponto de vista de qualidade. Fica aqui meu reconhecimento ao trabalho da ALM Engenharia”, disse. Para Rossetto, boa parte das famílias que agora estão com as chaves dos seus apartamentos nas mãos vai trocar lugares menos seguros – onde residiam – por um complexo que oferece tranquilidade “e uma bela vista, realmente”. O ministro revelou que a presidente Dilma Rousseff anunciará entre o fim de março e o início de abril o lançamento da terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida, com linhas de crédito para famílias que desejam conquistar a casa própria nos próximos anos. “Este é o programa habitacional mais bem sucedido da história do Brasil e daremos continuidade às ações”, assegurou.

De acordo com Rossetto, os apartamentos do Bela Vista têm 95% do seu valor custeado pela União, mas não sairiam do papel se as prefeituras não fizessem a sua parte para atendimento de exigências da Caixa e oferta de terreno. “Tudo isso só é viabilizado porque existe a cooperação entre o governo federal e os municípios, que ficam responsáveis pela cedência de áreas e organização da estrutura no entorno dos empreendimentos”, declarou. O ministro tinha na ponta da língua números relativos a investimentos através do Minha Casa, Minha Vida desde o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “Começou com o presidente Lula e segue com a presidenta Dilma. Somente aqui em Venâncio são 1,4 mil famílias beneficiadas. No Rio Grande do Sul já entregamos 208 mil moradias e temos outras 234 mil sendo executadas, o que nos permite dizer que mais de um milhão de gaúchos e gaúchas já foram beneficiados com o programa. E, no Brasil, são 3,5 milhões de casas e apartamentos”.

 

O QUE A FOLHA DO MATE VIU

REPRESENTANTES DOS MORADORES – Daniela Dorneles foi convidada para ocupar lugar ao lado das autoridades no palanque montado no interior do condomínio. Ela representou todos os moradores do Bela Vista. Outras três moradoras – Josiane Cristina Bencke, Angelita Santos de Melo e Fabiane Terezinha Noll -, juntamente com suas famílias, foram escolhidas para receber as chaves das mãos do superintendente da CEF, Jairo Manfro, do prefeito de Venâncio Aires, Artus Artus, e do ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, respectivamente.

 

MENSAGEM DA PRESIDENTE DILMA – Nos bastidores da solenidade, o ministro Miguel Rossetto foi solicitado para que levasse um convite, ainda informal, para que a presidente Dilma Rousseff marque presença na Fenachim 30 Anos. Dilma, aliás, gravou uma mensagem para os moradores do Bela Vista, que foi transmitida em um enorme telão instalado no pátio do residencial. “Agora vocês têm segurança de morar no que é seu, assim como milhões de brasileiros que foram beneficiados pelo Minha Casa, Minha Vida. A prestação cabe no bolso de cada um e, assim como vocês estão felizes hoje, dia em que recebem as chaves dos apartamentos, muito outros cidadãos serão felizes muito em breve. Um forte abraço ao povo de Venâncio Aires”, disse ela no comunicado de cerca de dois minutos.

 

MãE E FILHA SãO Só FELICIDADE – Marlise Dickel, de 43 anos, e a filha Victória Marciele da Silva, de 7 anos, eram só felicidade ao final da cerimônia de entrega dos apartamentos. Já no interior da nova moradia, mãe e filha se abraçavam e comemoravam a conquista. “Só nós duas morando aqui vai ser muita felicidade. é nossa primeira casa própria e nem estou acreditando”, disse Marlise, que tem outros cinco filhos, todos casados e de quem ela espera receber visitas com frequência.