Benildo Soares (Republicanos) comandará a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires em 2022. O parlamentar, que encabeçou a única chapa apresentada para a sucessão, foi eleito na noite desta segunda-feira, 20, na última sessão ordinária do Legislativo deste ano. O vice-presidente é Gerson Ruppenthal (PDT), enquanto que César Garcia (PDT) e Clécio Espíndola, o Galo (PTB), respectivamente, são primeiro e segundo secretários.
O novo presidente sucederá Tiago Quintana (PDT) – que vai encerrar seu mandato e deixar a Casa do Povo para assumir a Secretaria de Saúde – no comando da Mesa Diretora. Atualmente, Benildo é o vice-presidente do Legislativo.
Na eleição, o vereador do Republicanos contou com 14 votos favoráveis – mesmo integrantes da oposição aprovaram a única chapa inscrita – e voto contrário de Diego Wolschick (PTB).
Benildo Soares garantiu, em entrevista após a oficialização do resultado da eleição, que durante a sua gestão à frente do Legislativo, pretende ser autêntico e manter a sua forma de atuação. “Não vou deixar de ser correto. Essa sempre foi minha maneira de agir e assim vai continuar. Vou respeitar os outros 14 vereadores e ser solidário às demandas deles, pois elas vêm da comunidade”, assegurou o presidente da Câmara para 2022.
Trajetória
Natural de Cachoeira do Sul, Benildo Soares tem 58 anos. Popularmente conhecido como Bombeiro Soares – nome com o qual concorreu a vereador, inclusive -, é casado com Rosemeri Schneider Soares, 52, e tem dois filhos: Dannathan Rafael Siqueira Soares, 30, e Danniel Siqueira Soares, 21. É aposentado e está em Venâncio Aires desde 1987.
Na eleição de 2020, Benildo Soares obteve 612 votos. A vaga na Câmara foi garantida por ter sido o mais votado do Republicanos, que conquistou apenas uma cadeira no Legislativo de Venâncio Aires.