Estão definidas as 23 escolas de Venâncio Aires que receberão a instalação de biodigestores a partir do programa ‘Lixo Zero’, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. No município, o projeto será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A partir de vistorias técnicas, foram selecionadas as instituições de ensino que seguem as normativas e exigências da iniciativa, como uma área mínima disponível para a instalação do equipamento, sem prejudicar a área útil de utilização pelos alunos.
O sistema funciona a partir do reaproveitamento dos resíduos orgânicos. A partir disso, será possível obter um combustível sustentável para cozinhar e um biofertilizante para adubar hortas, pomares e floreiras. A empresa responsável pela instalação dos equipamentos foi definida a partir de processo licitatório e, ao término do prazo de análise dos documentos, se estiver em conformidade com as exigências legais, na próxima semana, deve iniciar a instalação nos educandários.
Venâncio é uma das 21 cidades do país contempladas com o programa, com o montante de R$ 4,2 milhões, para implantação do projeto que será dividido em dois braços: ‘Biodigestores nas escolas’ e instalação de composteiras em 1,9 mil residências.
Escolas selecionadas
Emef Coronel Thomaz Pereira, Emef Bento Gonçalves, Emei Infância Feliz, Emef Dois Irmãos, Emei Arco Íris, Emef Dom Pedro II, Emef Narciso Mariante de Campos, Emef Cidade Nova, Emei Passinho Seguro, Emef Benno Breunig, Emef Otto Gustavo Daniel Brands, Emei Vó Helma, Emef José Duarte de Macedo, Emei Gente Miúda, Emef Alfredo Scherer, Emei Bela Vista, Emei Osmar Puthin, Emei Yolita da Cruz Portella, Emei Aloysius Paulino Algayer, Emei Pingo de Gente, Emef Professora Odila Rosa Scherer, Emef São Judas Tadeu e Casva.