
Desde 2019, a localidade de Linha Travessa tem o próprio bloco de Carnaval Infantil e faz parte da história e tradição que já soma 40 anos no interior de Venâncio Aires. Os Travessinhos é formado por 35 crianças que colecionam momentos a cada ano, na data que lembra alegria, folia e diversão. Neste domingo, 16, o grupo realiza o bailinho de Carnaval do Interior no Salão Gigante, de Linha Travessa.
As atuais coordenadoras são Andréia Goetems, 42, e Rejane Pohl Frey, 43. Estão no bloco desde a fundação e são referências na organização e preparação de fantasias e candidatas. Elas contam também com a coordenação financeira de Fernanda Konrad Wagner, 38, que é bancária e foi a primeira coordenadora do bloco, junto com Marcia da Luz e Jacira Camargo. Atualmente, o bloco conta com crianças das mais variadas idades. Segundo as coordenadoras, não existe critério de idade para participar do bloquinho, o importante é ter disponibilidade e alegria para participar dos eventos.
Rejane diz que percebe que, com o surgimento do bloquinho, muitas amizades se fortaleceram e novas surgiram. “A comunidade ficou mais unida, trazendo inclusive pessoas de outras localidades, para festejar juntos”, observa a costureira. Durante o ano, todas se envolvem em ações entre amigos, pasteladas e galinhadas para ajudar no custo das fantasias e nas despesas com transporte até os bailinhos.
Fantasias e corte
Para a criação das fantasias, Rejane explica que é um tema livre, à escolha da candidata do ano, com ajuda das coordenadoras e de candidatas anteriores: “A partir daí, são trabalhadas as fantasias, músicas e ensaios. Isso já começa na metade do ano, para que esteja tudo certo até o início do Carnaval.
Andréia, que e empresária e também coordena o grupo, destaca que entre os momentos marcantes do bloco – que é um dos mais novos da Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva) -, está a escolha da corte no ano passado, quando Antonela Fischer Lunardi, que é neta do fundador e incentivador do bloco, Cláudio Roberto Lunardi, conquistou o título de segunda princesa. Até o momento, este é o único título do bloquinho em cortes do Carnaval Infantil do Interior.
Ela explica que o bloco iniciou com o uso da cor amarela, mas conforme o tema a cor é modificada. “Vamos adaptando de acordo com a fantasia e, hoje, já não temos mais uma cor fixa como base”, complementa. Podem ingressar no bloco crianças e adolescentes de todas as idades. “Para nós, o bloco representa alegria, união e muitas amizades”, enfatiza Andréia.

“Fazer parte dos 40 anos do Carnaval Infantil é motivo de orgulho e de muita gratidão. Ajudar a proporcionar alegria para as crianças neste período do ano não tem preço. Vale cada gota de suor para a organização e diversão dos baixinhos.”
REJANE POHL FREY
Coordenadora do bloco Os Travessinhos
Movimentação comunitária
O início do bloco, em 2019, ocorreu com incentivo de Cláudio Roberto Lunardi, 81, que é líder comunitário e aposentado, além de contar com apoio de Fernanda Konrad Wagner, a primeira coordenadora. Ele conta que o Carnaval faz parte da sua vida desde a infância. Cláudio e a família – todos sempre envolvidos no Carnaval – moravam em Porto Alegre e, em 1987, se fixaram em Venâncio Aires.
A ideia de fundar um bloco na localidade de Linha Travessa surgiu depois da vontade de criar um grupo de danças alemãs, em uma conversa iniciada por Cláudio e Fernanda. “Entendemos que a localidade não comportaria, pois o projeto envolveria custos muito altos e não teria muita adesão naquele momento. Foi então que levantamos a ideia do bloquinho de Carnaval Infantil e logo tivemos apoio”, explica ele.
A partir de então, Cláudio contatou Jairo Bencke, o coordenador da Aciva, que estabeleceu as regras básicas para crianção do novo bloco, que teria que ter no mínimo 10 integrantes, e foi marcada uma reunião no Salão Gigante, de Linha Travessa, a sede do bloco. “Foi quando o Cláudio saiu com sua bicicleta pela comunidade convidando as mães e famílias para participarem”, afirma Rejane. A partir de 2019 foi criado o bloco, que vem crescendo a cada ano e sendo liderado pelas coordenadoras. O nome surgiu inspirado na localidade, que também lembra e inspira as travessuras do Carnaval.


Ficha técnica
- Bloco: Os Travessinhos
- Fundação: 2019
- Participação: 35 crianças
- Faixa etária: bebês até adolescentes
- Cores: sem cor fixa, varia conforme o tema do ano
- Fundadora: Cláudio Roberto Lunardi
- Local: Gigante de Linha Travessa
- Coordenadoras: Andréia Goetems, Fernanda Konrad Wagner e Rejane Pohl Frey

40 anos
- Em 2025, o Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires completa 40 anos de história. Neste ano, foi eleita a 40ª corte, sempre formada por meninas de 8 a 12 anos. A exceção foi o ano de 2021, sem a realização de evento e escolha de corte em virtude da pandemia de Covid-19.
- A Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva), informalmente, existe desde 1985, mas foi fundada oficialmente dia 10 de novembro de 2013. No entanto, alguns blocos e bloquinhos de Carnaval deram início às suas histórias em anos anteriores a 1985.
- O próximo bloco a ter a sua história contada nas páginas da Folha do Mate será Os Imigrantes, de Centro Linha Brasil. O conteúdo será publicado na edição do próximo sábado, dia 22 de fevereiro.