Uma mulher foi internada nesta sexta-feira, 1º, no Hospital de Doenças Tropicais, em Goiânia, com suspeita de estar com o vírus Ebola. A paciente esteve em Moçambique por dez dias e foi internada em isolamento. Apesar da cidade não ser foco do vírus, a brasileira foi orientada a buscar serviço de saúde especializado, caso apresentasse sintomas suspeitos. Conforme o Jornal A Redação, de Goiânia, ela fez diversos exames no início desta tarde.
Segundo nota emitida pelo hospital, a mulher está no Brasil há três dias e apresentou sintomas como febre e diarreia. O caso foi repassado à Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). A suspeita de Ebola ainda é remota e a paciente não corre risco de morte.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia de Ebola no Oeste da áfrica coloca o mundo todo em alerta. O surto é o maior desde 1976. De fevereiro até a tarde de hoje, foram 729 mortos em Guiné, na Libéria e em Serra Leoa, onde a epidemia está concentrada.
A diretora da OMS, Margaret Chan, se reuniu nesta sexta-feira com líderes dos países afetados. Segundo ela, o surto está fora de controle.