O caminhar tranquilo, a fala mansa e a simplicidade do cearense Bráulio Bessa despertaram sorrisos e emocionaram as cerca de 800 pessoas que assistiram à palestra ‘Poesia que transforma’, na noite de segunda-feira, 12, na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova). O evento foi promovido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), em parceria com o Sebrae/RS e o Sicoob Valcredi Sul.
Em um depoimento bem-humorado sobre sua trajetória de menino pobre, do município de Alto Santo, no interior do Ceará, que começou a fazer versos aos 14 anos e alcançou a marca do artista mais assistido das mídias sociais da Rede Globo, em 2017, Bráulio envolveu os venâncio-airenses em um verdadeiro abraço – como ele mesmo define a poesia. “Qualquer um consegue abraçar e ser abraçado. Não importa a forma do corpo, o abraço se adapta e faz bem, mesmo sem saber conhecer a pessoa, sem saber a sua dor. Escrevo poesia pensando nisso, tento fazê-la de forma que faça bem.”

Para o artista que há 4 anos participa, todas as sextas-feiras, do programa Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo, e “entrega poesia na casa das pessoas”, a maior satisfação – e, ao mesmo tempo, a maior responsabilidade de seu trabalho – está na transformação que pode estimular na vida das pessoas, por meio das mensagens de motivação, reflexões sobre problemas sociais e da valorização da cultura popular.
O meu ou o seu caminho não são muito diferentestem espinho, pedra, buracopara modo de atrasar a genteNão desanime, por nadapois até uma topada empurra você para a frente”Acredite no poder da palavra desistirtire o D, coloque um Rque você tem resistirÉ uma pequena mudança, que nos enche de esperançae faz a gente seguir.”
BRÁULIO BESSAPoeta

“A poesia é minha grande missão. Meu sonho sempre foi escrever poesia e lançar um livro. Quero divulgar a literatura de cordel, a cultura popular brasileira, buscar respeito ao escritor e ao artista popular”, destacou Bráulio. O poeta fez questão de lembrar que ter fama ou ser um artista de televisão nunca foram seus objetivos, mas, sim, reflexos de uma caminhada em busca do sonho cultivado desde a adolescência, quando conheceu os versos do poeta Patativa do Assaré e decidiu que também queria escrever poesia.
“Tudo o que aconteceu é consequência desse sonho de escrever um livro”, destacou ele, ao lembrar que a divulgação de suas poesias, na internet, foi uma aposta após ter encaminhado um livro para 48 editoras e não obter o retorno de nenhuma. “Na maioria das vezes, as coisas não dão certo, mas é Deus fazendo as coisas do jeito dele. O ‘sim’ constrói, mas o ‘não’ estimula. Estou aqui com vocês porque recebi muitos ‘nãos’”, compartilhou.
Encontro
Se para a maioria do público o simples fato de assistir à palestra e às poesias do artista já foram momento especial, a professora de Língua Portuguesa Rosmeri Willms Mattie teve a oportunidade de conversar com Bráulio e apresentar a ele uma poesia escrita por ela, por intermédio da equipe da Caciva. “Sou uma grande fã dele e trabalho a poesia dele em sala de aula. Foi um momento mágico estar com ele e entragar a poesia que fiz, com linguagem nordestina e gaúcha”, conta Rose.
Bem-vindo!
(Autoria: Rosmeri Willms Mattie)
Mas bah! Estamos recebendo, neste pedacinho de chão, Capital Nacional do Chimarrão, um baita de um poeta nordestino!Índio louco de especial!Começou a fazer versos, ainda piá,baseado no grande mestre, Patativa do Assaré.Te aprochega Bráulio Bessa, oxe, fique à vontade, não tenhas pressa!Todos que aqui estão,foram contagiados pela tuapoesia, pela tua alegria!Palavras costuradas uma a uma,como uma colcha de retalhos,pendurados no varal.Deus lhe deu o dom, de arranjar, de rimar,de nossas almas tocar,de fazer morada em nossos corações.Nestes dias loucos, onde sentimentose até mesmo pessoas tornam-sedescartáveisVocê, cabra-da-peste ilustre,embaixador do Nordeste,viajou lá do sertão, com a mala recheada de recomeços.A tua poesia com rapadura,para as angústias do mundo,é a cura.Cada coração gaúcho, invadido pela tua poesia,já é eterna morada para a alegria!Leva também a certeza, como tu me disseste,“O Nordeste é maior que qualquer preconceito”Saiba que por ti,temos um baita respeito”Como diz o mestre Bráulio, “A vida é um eterno recomeço”