Na tarde de sábado, 20, por volta das 15h, a ONG Amigo Bicho recebeu a informação de mais um caso de maus tratos a animais. Ao se deslocar ao
local, a gravidade do caso chocou as voluntárias, assim como os populares que já estavam no local prestando socorro.
Segundo informações e depoimentos de moradores da localidade de Linha Sapé um grupo de três pessoas estavam levando seis cavalos de Monte Alverne para um determinado bairro na cidade. Mas no meio do caminho uma égua não resistiu e se entregou ao cansaço, pois estava sem ferraduras, velha e fraca. Então foi covardemente agredida, inclusive com pedradas.
Deixada agonizando para morrer no local, moradores, com um trator, retiram o animal da estrada, onde estava no sol, e a levaram para um local mais agradável. No entanto, havia a necessidade de um veterinário, caso contrário, morreria em poucas horas. Assim como o veterinário, também foram ao local soldados da Brigada Militar.
Os criminosos já estão identificados e nesta segunda-feira a BM, ONG e Secretaria do Meio Ambiente deverão tomar as medidas cabíveis.
Batizada de água, a égua reagiu bem a medicação. Como ficou muito tempo deitada o estômago estava parando a funcionar. Ela está temporariamente na casa de um morador de Linha Sapé, no entanto, precisa ser tirada s lá nesta segunda-feira.
De acordo com a integrante da ONG, Alessandra Ludwig, “foram momentos de muita angústia até o fim dos procedimentos veterinários. Ela sentia muita dor, estava com os tornozelos inchados e os cascos muito machucados e isso fazia com que quisesse ficar deitada. Agora é torcer para que ela reaja e fique boazinha.”
Lembrando que abandono e maus tratos à animais é crime. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais). A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.
[GALERIA_725]