Um fato que aconteceu na manhã desta quarta-feira, no bairro Santa Tecla, em Venâncio Aires, poderia ter um desfecho trágico. Um homem de 47 anos foi preso em flagrante pela Brigada Militar, instantes depois de invadir a casa da ex-companheira, armado com uma faca. O filho da vítima chegou no local, discutiu e brigou com o acusado, que estava bêbado e fazia ameaças à sua mãe.

Foto: Alvaro Pegoraro / Arquivo FMCapitão Michele diz que o acompanhamento da Patrulha Maria da Penha encoraja as vítimas
Capitão Michele diz que o acompanhamento da Patrulha Maria da Penha encoraja as vítimas

De acordo com a capitão Michele da Silva Vargas, este mesmo individuo foi preso pela BM, por descumprimento de medidas protetivas, na véspera do Natal passado. Ontem, ao ser acionada, uma guarnição voltou ao local, já tendo conhecimento do descumprimento anterior. O filho da vítima estava lá e disse que agrediu o homem, pois ele estava armado com uma faca. “O jovem disse que não suportava mais as importunações que ele fazia à sua mãe”, explicou a comandante da 3ª Companhia.

Preso em flagrante, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Em consulta ao sistema informatizado, o plantonista descobriu que as medidas protetivas não estavam vigentes e, por isso, a vítima as solicitou novamente. O homem foi identicado e liberado. Por ter invadido a casa da ex armado com uma faca, responderá por ameaças.

ACOMPANHAMENTOSegundo a capitão Michele, o acompanhamento feito pelos integrantes da Patrulha Maria da Penha é contínuo e encoraja as vítimas a denunciar seus agressores e se manterem firmes em suas tomadas de decisões. “E mostramos aos acusados que se eles descumprirem o que determina a Lei, serão presos”, afirmou a oficial.

Em 2017, segue a comandante da 3ª Cia, 122 vítimas de violência doméstica rceberam visitas em casa. No ano passado, foram 220 mulheres acompanhadas. “Se o caso for grave e notarmos que há necessidade de um acompanhamento mais contínuo, certamente isso será feito”, garante.