Na noite de terça-feira, 2, a primeira turma do projeto ‘Jovens Profissionais de Futuro’ teve sua aula inaugural. O programa para jovens que estão ingressando no mercado de trabalho é promovido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), em parceria com a Sicredi. Destinado a alunos de 16 a 21 anos, será desenvolvido durante seis encontros presenciais, de duas horas cada, que ocorrerão às terças-feiras, no auditório da Caciva, e também com algumas reflexões e atividades para serem realizadas como tarefa de casa.
O evento será ministrado pela psicóloga, coach pessoal e profissional, especialista em psicologia organizacional e especialista em terapias cognitivo comportamental, Adriana Oswald, que relata que a busca principal é ajudar os adolescentes a escolherem da melhor forma possível o seu futuro. “Será, principalmente, trabalhado o autoconhecimento, a ampliação de consciência, para ter um nível de consciência maior sobre si para fazer uma escolha profissional mais assertiva. Levando em conta os pontos fortes e o que é necessário desenvolver nesse mercado de trabalho competitivo”, cita a psicóloga.
Na primeira turma, são 17 jovens inscritos. Um deles é Gabriel Nathan Guterres da Silva, de 18 anos, que tem como expectativa um melhor entendimento do mercado de trabalho. “Quero obter um maior conhecimento sobre as possibilidades e como posso me destacar no meio”, destaca. Para a gerente da Caciva, Lisete Stertz, os jovens, nessa faixa etária, normalmente têm dificuldades em descobrir o que querem fazer profissionalmente e como se comportar, pois isso, o projeto é tão importante. “Vamos trabalhar questões de relacionamento, entrevista de emprego, busca de oportunidades, tudo que está iniciando na vida deles como profissionais, visando a entrada deles no mercado de trabalho”, conclui.
Temas abordados
• Quais as opções que visualizo para meu futuro profissional?
• Testagem psicológica para mapeamento de áreas profissionais afins.
• O que preciso desenvolver para atingir meus objetivos e estar competitivo para as exigências do mercado de trabalho?
• Quais as habilidades mais valorizadas atualmente?
• Meu currículo: o que eu vejo nele e como construir um caminho sustentável e sólido para a vida profissional.
• Entrevistas de emprego: como aproveitar bem essa oportunidade.
• Relacionamentos que geram impactos positivos na carreira.
• Postura pessoal e profissional de impacto positivo.
• Educação financeira.