Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateCães mortos eram despachados em córrego em Linha Coronel Brito
Cães mortos eram despachados em córrego em Linha Coronel Brito

Situação chocou os moradores e pessoas que passam pelo local. Diversos cães, a maioria de grande porte, foram encontrados mortos, em Linha Coronel Brito. Um deles, aparentemente, foi enforcado e jogado às margens da estrada. Outros dois, dentro de um córrego.

O caso não chegou ao conhecimento da polícia, mas já circula nas redes sociais. Não se sabe quantos cães foram mortos e estão a céu aberto. Alguns, enrolados em uma lona plástica; outro ainda tem uma corda ao redor do pescoço e está praticamente sem pele (ambos estão à beira da estrada); e outros dois estão dentro de um córrego.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateOutro animal, que não foi jogado no córrego, foi
Outro animal, que não foi jogado no córrego, foi ‘descartado’ na beira da estrada

Moradores que residem nas proximidades deste local, que liga a RSC-453 à localidade, não sabem explicar o que aconteceu ou quem foi o autor desta crueldade.

Pelo que se vê, é possível que todos os animais foram mortos em um mesmo dia e jogados naquele local. Visivelmente, cinco cães estão mortos. Mas o número pode ser ainda maior. Eles estão em estado de decomposição e cheiram mal.

Além da matança, o que irrita os moradores é o fato de dois cães, ambos de grande porte, terem sido jogados dentro do córrego. “Tem gente que usa esta água, mesmo que seja para os animais”, denuncia um agricultor, que prefere não se identificar.

Nesta semana, moradores do interior de Venâncio Aires denunciaram, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a matança de animais. Em uma propriedade, em Vila Estância Nova, um agricultor perdeu seis cães, todos envenenados.

Situações como esta se repetem, principalmente na área rural do município, e a polícia tem dificuldades para identificar os autores destas crueldades. Quem tiver qualquer informação que leve às pessoas que são os responsáveis por estes crimes ou a quem comercializa venenos proibidos por Lei, pode auxiliar, ligando anonimamente para a polícia. Para a Brigada Militar, basta ligar para o 190 e para a Polícia Civil o número é o 197.