Quem passa pelo calçadão, com frequência, percebe que o espaço está sem ‘cor’ há algum tempo. As mudas de flores plantadas somem e a insistência em deixar o

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate.

espaço bonito é entristecido a cada novo descaso da população. Mas, mais uma vez, com a proximidade da primavera e a partir de uma iniciativa do grupo da Maturidade Ativa do Sesc serão plantadas novas mudas de flores com auxílio dos escoteiros, para o embelezamento do local que é utilizado para encontrar amigos ou saborear um chimarrão.

Uma reunião na terça-feira, na sala de reuniões da Prefeitura, tratou sobre o assunto e reuniu entidades, comerciantes e representantes do Executivo para tratar sobre ajardinamento do local. O objetivo é limpar e replantar flores nos canteiros ao lado da área do calçadão, mantendo-o conservado e com aspecto mais agradável e aconchegante aos seus frequentadores.

Para a assessora do Meio Ambiente, Thaís Brum, antes de realizar essa manutenção, é importante que a população entre nessa parceria e colabore não jogando lixo entre as flores, nem arrancando-as. “é sempre um grande esforço deixar a cidade bonita”, salienta.

A parceria estabelecida dá ao comércio o papel de cuidar o local, dar água às flores e retirar parte dos ‘lixinhos’ jogados. Segundo o empresário Luis Carlos Stein, antigamente já tinham as flores no calçadão. De acordo com ele, não são apenas as flores que devem ser replantadas, mas também afirma: “Deve ser feitas a pintura, lavagem das calçadas e instalação de novas lixeiras.”

O empresário cita que nos finais de semana é necessário, algumas vezes, retirar garrafas de cerveja do meio dos canteiros de flor. E adianta: “Vamos auxiliar para manter as novas flores.”

A plantação de novas mudas está prevista para o dia 19 de setembro. Mas o tipo que será plantado ainda está sendo avaliado para Secretaria de Meio Ambiente. Conforme a secretária Mara Rosane da Silva, a limpeza e posterior pintura dos canteiros também será feita por servidores públicos municipais nas próximas semanas, para melhorar o aspecto da área.