Foto: Juliana Bencke / Folha do MatePedestres devem redobrar os cuidados ao caminhar em calçadas com mato
Pedestres devem redobrar os cuidados ao caminhar em calçadas com mato

A cada semana, uma série de reclamações sobre terrenos baldios chega à redação da Folha do Mate. Mais do que um incômodo para moradores dos bairros, o mato em terrenos baldios coloca em risco a saúde da população, especialmente em dias de calor, quando aumenta a incidência de acidentes com animais peçonhentos.

Em 2016, o Município notificou 127 casos de acidentes com cobra, aranha, escorpião e lagarta. Entretanto, a enfermeira Carla Lili Müller, da Vigilância Epidemiológica, estima que o número real de acidentes com animais peçonhentos seja muito maior. “Sabemos que muitos casos não são notificados, pois muitas pessoas não procuram atendimento médico.” 

De acordo com ela, principalmente no verão, é preciso redobrar os cuidados, ao ficar em contato com locais com mato e entulhos. “Esse é o período do ano no qual as pessoas mais se expõem. Só para se ter uma ideia, em janeiro do ano passado tivemos 33 casos e entre maio e agosto foram 22”, compara. 

Segundo a enfermeira, as partes do corpo mais afetadas por picadas dos animais peçonhentos são as mãos e os pés, e os acidentes com aranhas correspondem a mais da metade dos casos registrados na Vigilância Epidemiológica.

“Os acidentes ocorrem sempre em uma situação de descuido, tanto na zona rural, onde as plantações oferecem risco, quanto na área urbana, onde há acúmulo de lixo, tijolos e madeira em terrenos e nos fundo dos pátios.” Carla Lili Müller, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

Como prevenir

– Utilize luvas, calçados fechados e perneira, em locais ou atividades que oferecem risco, como matas, áreas com acúmulo de lixo e serviços de jardinagem;- Não coloque as mãos em buracos, árvores ocas, cupinzeiros, montes de lenha ou entre pedras. Caso seja necessário mexer nesses locais, utilize enxada, foice ou um pedaço de madeira;- Verifique roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama e tapetes antes de utilizá-los;- Caso encontre um animal peçonhento, afaste-se com cuidado e evite assustá-lo ou tocá-lo, mesmo que pareça morto. – Em caso de acidente, procure atendimento médico imediatamente, lave o local da picada com água e sabão, mantenha a vítima em repouso e com o membro acometido elevado até a chegada ao pronto socorro. Não faça torniquete nem mesmo corte e/ou aplique qualquer tipo de substancia (pó de café, álcool, entre outros) no local da picada.Fonte: Ministério da Saúde

 

Foto: Juliana Bencke / Folha do Mate: Terrenos com mato são locais de risco para acidentes com cobras e aranhas
: Terrenos com mato são locais de risco para acidentes com cobras e aranhas

Denuncie

Denúncias de terrenos com mato devem ser feitas na secretaria do Meio Ambiente, na rua Sete de Setembro, 1217, no Centro, ou pelo telefone 3983-1034. é necessário informar o nome da rua e a localização do terreno. Um fiscal da pasta verifica a denúncia e, após, o proprietário do terreno é notificado e tem um prazo de 15 dias para realizar a limpeza. Caso não realizá-la, a própria prefeitura pode fazer a roçada e cobrar do dono do imóvel. A secretaria do Meio Ambiente atende das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min.

 

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.