A sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires contou nesta segunda-feira, 13, com a participação dos membros da Associação Amigo Bicho. A entidade solicitou aos parlamentares e ao governo municipal apoio para a manutenção de ações de bem-estar animal. Atualmente o grupo criado em 2010 mantém políticas de castração de animais abandonados, assim como, a realização de acompanhamento veterinário de cães e gatos em vulnerabilidade, ou que sofreram algum tipo de agressão.
Além disso, a diretoria da entidade solicitou a realização mais efetiva de políticas públicas para abordar o assunto, bem como, a criação do Conselho Municipal de Bem-estar Animal, que segue em tramitação na prefeitura. Aliado ao projeto, os membros da entidade querem também a criação de um fundo voltado as ações de proteção ao animais abandonados e a construção de um centro para tratamento e cuidados.
Como forma de garantir agilidade nos processos, e acompanhar a realização dos trabalhos, os vereadores criaram uma comissão que irá colaborar com os trabalhos da associação. Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), Cleiva Heck (PDT), Vilson Gauer (PT) e João Stahl (DEM) compõe o grupo que irá auxiliar os trabalhos da entidade.