A sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires da noite desta segunda-feira, 19, foi marcada pela aprovação de uma Moção de Repúdio aos ataques sofridos recentemente pela cadeia produtiva do tabaco. De autoria do vereador Diego Wolschick (PTB), a matéria teve o apoio unânime dos colegas.
O autor direcionou a moção à Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, já que o Instituto Nacional de Câncer (Inca) – órgão auxiliar do Ministério da Saúde – deflagrou campanha contra o produto, cuja propaganda, paga com recursos dos cofres públicos, afirma que “o tabaco destrói famílias brasileiras, ocupa áreas de produção de alimentos e agride o planeta”.
Vários parlamentares falaram a respeito do assunto, todos destacando a importância que a fumicultura tem na economia de Venâncio Aires e de outros municípios. Eles entendem que lideranças políticas e integrantes da cadeia produtiva devem se unir para evitar este tipo de ação do governo.
PEDIDOS DE DESCULPAS
A reunião semanal do Legislativo também foi marcada pela participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). O presidente Cláudio Fengler e o associado Luciano Walker ocuparam a tribuna e repudiaram manifestações dos vereadores Benildo Soares (Republicanos) e André Kaufmann (PTB), feitas na sessão que culminou com a retirada do projeto que previa feriado em Venâncio Aires no dia 11 de maio, aniversário da Capital do Chimarrão.
Fengler e Walker afirmaram que Soares teria chamado agricultores de palhaços na sessão, enquanto a cobrança para Kaufmann foi relacionada à cobrança de que o sindicato devia atuar mais efetivamente na questão da Languiru. Benildo disse que sua manifestação foi direcionada a dois empresários que estavam na sessão. No fim, os dois vereadores fizeram pedidos de desculpas.
Ordem do Dia
Projeto de Lei número 073, do Executivo: autoriza o Município a alterar o Plano Plurianual (PPA 2022-2025), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023 e o Anexo IX da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. Aprovado por unanimidade.
Moção de Repúdio número 041: do vereador Diego Wolschick (PTB), é endereçada à Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, pela campanha contra a produção de tabaco, onde a propaganda paga pelos cofres públicos afirma que “o tabaco destrói famílias brasileiras, ocupa áreas de produção de alimentos e agride o planeta”. Aprovada por unanimidade.
Moção de Aplauso número 044: da vereadora Luciana Scheibler (PDT), requer homenagem à Associação Vôlei Venâncio (AVV), pela conquista do vice-campeonato do 16º Festival Internacional de Estrela, com a equipe feminina sub-14, e primeiro título da equipe adulta, campeã da etapa da Liga Gaúcha de Voleibol disputada em Paraíso do Sul. Aprovada por unanimidade.
Moção de Apelo número 045: do vereador Renato Gollmann (PTB), é encaminhada ao Presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Fernando Záchia, para que providencie a manutenção da sinalização da pista no trecho da RSC 453 compreendido entre Venâncio Aires e Lajeado. Aprovada por unanimidade.
Requerimento número 056: do vereador Renato Gollmann (PTB), solicita homenagem à equipe Time do Roque Schirrmann, pela conquista do título da Tabocha de Venâncio Aires. Aprovado por unanimidade.