Um órgão com a função de elevar a voz do povo e fiscalizar o trabalho do Executivo. A Câmara dos Vereadores é um poder independente e soberano que tem competência para elaborar, aprovar, modificar ou extinguir leis municipais, respeitando a legislação estadual e federal. Em Venâncio Aires, ela é composta, atualmente, por 15 vereadores eleitos pelo voto direto.
Em 2015, a entidade completa 80 anos e, para marcar a data, trabalhará com diferentes ações durante todo o ano. Entre elas, está uma série de reportagens, com publicação na Folha do Mate, um trabalho de pesquisa, mostrando os principais acontecimentos que marcaram a história do Legislativo. Além disso, em plataformas multimídia, serão retratadas as oito décadas de trabalho em prol dos interesses da população.
Para o diretor de conteúdo do jornal, Sérgio Klafke, o projeto de parceria entre a Folha e a Câmara de Vereadores é uma ação que se encaixa na da missão da empresa, ‘informar e desenvolver com cidadania’. Além de noticiar os fatos, a empresa jornalística também promove ações, iniciativas importantes para as comunidades onde atua.
Segundo ele, a parceria começou com uma palestra do professor Francisco Ferraz em abril, seguindo com a série de reportagens. A previsão é que em dezembro seja publicada uma revista especial, que vai marcar os 80 anos de atuação do legislativo. “é uma contribuição do jornal para a comunidade”, cita.
PROXIMIDADEA Presidente da Câmara, vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira, diz que um dos maiores desafios, além de legislar e fiscalizar, é também aproximar o Legislativo da comunidade. Desta forma, ela acredita que as pessoas acompanharão o trabalho dos vereadores, criando assim uma consciência política que auxilie na escolha do seu representante. Além disso, ocupar o espaço disponível na Câmara com atividades que a comunidade possa participar, também é uma das funções do poder público.
Ana Cláudia explica que o projeto visa resgatar acontecimentos e curiosidades sobre a Câmara de Vereadores e, com isso, oportunizar o acesso das pessoas a esse material. Segundo a vereadora, esse resgate não é só histórico, mas sim cultural. “Queremos trazer fatos e dados que são históricos e que possuam valor para a comunidade, mas que nem todos conhecem”, destaca.
Acerca da publicação, que será distribuída gratuitamente nas escolas do município, a Presidente ressalta que ela será fundamental para que as instituições de ensino possam entender melhor o poder legislativo. “Muitas vezes este assunto está distante da realidade dos alunos. Mas o correto é que se torne referência. Com a revista os alunos poderão pesquisar sobre curiosidades e dados históricos do Legislativo.”