Na manhã da segunda-feira, 28, o presidente Telmo Kist, vereadores, assessores e funcionários, realizaram um pequeno ato em frente à Câmara. Foi um momento de oração pelas vítimas da tragédia ocorrida no domingo, 27, em Santa Maria.
As bandeiras foram recolocadas a meio mastro, em sinal de luto, decretado pelo governador do estado Tarso Genro. Para Kist, esta atitude serve para mostrar que a Câmara comunga do Luto Oficial e está solidária às famílias das vítimas.
Na abertura da sessão ordinária realizada à noite, Kist solicitou aos presentes um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia, seguindo depois com uma oração. Durante a sessão foram aprovadas por unanimidade de votos as Moções de Aplauso e, de Solidariedade e Pesar. A Moção de Aplauso é de autoria do vereador Eduardo Kappel (PP), e será encaminhada a presidente da República Dilma Roussef, pela sua presteza e atitudes em decorrência da tragédia ocorrida na madrugada do domingo em Santa Maria. Kappel ainda ofereceu a Moção de Apoio à Câmara de Vereadores daquele município relativa às mortes de mais de duas centenas de jovens, além de dezenas de feridos. A Moção de Solidariedade e Pesar foi encaminhada pelo vereador João Stahl (DEM) onde manifesta seu pesar pela morte dos 231 jovens em Santa Maria. As duas moções foram assinadas pelos demais vereadores.
Durante os pronunciamentos, por unanimidade, os vereados comentaram o incidente ocorrido e se solidarizaram com aquele Município e com os familiares das vítimas.
Fonte: Assesoria de Imprensa da Câmara de Vereadores