nelsoir battisti
Conforme presidente da Câmara, Nelsoir Battisti, proposta está em análise e, mudança na legislação permitira a homenagem durante a Fenachim (Foto: Leticia Wacholz)

Venâncio Aires - O Departamento Jurídico da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires analisa uma proposta que visa alterar a legislação municipal que estabelece que ruas, prédios e outros espaços públicos possam receber o nome de pessoas falecidas somente após um ano da data da morte. A proposta, segundo o presidente do Legislativo, Nelsoir Battisti, é reduzir para 90 dias o período para a realização da homenagem póstuma.

Conforme apurado pela reportagem, um dos objetivos é possibilitar a tramitação de um projeto de lei que busca denominar o Parque Municipal do Chimarrão com o nome do ex-prefeito Almedo Dettenborn, que faleceu no último dia 20 de janeiro, aos 85 anos. “Com isso poderíamos fazer essa homenagem ainda durante a Fenachim 40 anos”, destaca Battisti, ao destacar o peso simbólico e histórico desta edição da festa, que ocorrerá de 30 de abril a 10 de maio. Almedão, como era conhecido, foi o criador do Parque e também da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), evento que também foi criado no primeiro mandato dele, em 1986.

Inclusive, tramita um Projeto de Lei Legislativo com essa finalidade na Casa, mas que, seguindo a legislação atual, não terá aval jurídico para avançar e deverá ser reapresentado após uma possível alteração na lei municipal. A proposta de homenagem ao ex-prefeito foi protocolada no dia 22 de janeiro e é assinada pelos vereadores do MDB – partido no qual Almedo era filiado – Nilson Lehmen e Gilberto dos Santos. O objetivo dos parlamentares é denominar o Parque de “Parque Municipal do Chimarrão Almedo Dettenborn”.