Prestar esclarecimentos aos vereadores eleitos sobre o funcionamento da Câmara, estabelecer o roteiro da sessão solene de instalação da Legislatura, posse dos vereadores, eleição da mesa diretora da Casa para o próximo ano e posse do prefeito e do vice-prefeito eleitos para a gestão 2013/16. Foi objetivo da realização da reunião preparatória precedendo a instalação da legislatura do Poder Legislativo Municipal programada para o dia 1º de janeiro de 2013, às 17h. A sessão preparatória ocorreu às 19h, da terça-feira, 18.
A sessão preparatória foi coordenada pelo vereador mais votado, Jarbas Daniel da Rosa, que convidou a vereadora Cleiva Heck, na qualidade de secretária. A mesa provisória dirigirá os trabalhos da Sessão de Instalação até a posse dos membros da mesa. Rosa convidou os diplomados presentes a entregarem os respectivos diplomas e as declarações de bens conforme solicitação entregue anteriormente por meio de ofício a cada vereador. A partir do recebimento da documentação, foi solicitado pela mesa à diretora geral da Casa, Maria Lovane Ribeiro Fischer, a entregar a cada parlamentar, a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara e também uma relação dos documentos exigidos que devem ser entregues ao Setor de Recursos Humanos da Câmara até o dia da posse.
Durante a sessão, secretária apresentou a proposta de roteiro para a reunião solene de instalação da legislatura. De acordo com a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa, a reunião deve iniciar às 17h, do dia 1º de janeiro e será presidida pelo vereador mais votado no pleito realizado no dia 7 de outubro de 2012, sendo ele Jarbas Daniel da Rosa. Este, na primeira parte da reunião e sob a presidência da mesa provisória, dará posse aos seus membros, ao prefeito e ao vice-prefeito. Após o início dos trabalhos será prestado compromisso, de pé, proferido pelo presidente, efetuando logo após a chamada nominal de cada vereador, o qual, também de pé, dirá: ´Assim prometo`. Logo após a posse dos vereadores, será realizada a eleição da mesa diretora, nos termos do artigo 22 do Regimento Interno da Casa e, após, a Câmara empossará o prefeito e o vice-prefeito eleitos. Eles serão recebidos na entrada da Câmara por uma comissão de vereadores que os acompanhará ao plenário.
Concluídas as explicações sobre o roteiro da reunião solene de instalação da legislatura, por sugestão do vereador Telmo Kist (PDT), foi decidido que a primeira reunião ordinária da próxima legislatura será realizada no dia 7 de janeiro de 2013, às 18h. Kist também convidou os demais colegas para participarem da missa de posse, que será celebrada na igreja matriz São Sebastião Mártir no dia 31 de dezembro, às 19h. José Ademar Melchior (PMDB) solicitou que seja dada atenção quanto ao tempo de fala de cada vereador, haja vista serem 15, para que as sessões não sejam longas demais e sigam muito tempo noite a dentro.
Rosa reforçou ainda a importância para que todos os vereadores eleitos providenciem e entreguem o quanto antes a documentação necessária à secretaria da Casa, para evitar transtornos.
Compareceram os vereadores eleitos Jarbas Daniel da Rosa, Eduardo Kappel Trindade, José Cândido Faleiro Neto, Vilson Francisco Gauer, Celso Krämer, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Telmo Paulo Kist, Gerson Ruppenthal, José Ademar Melchior, José Arnildo Câmara, Hélio Antônio Artus, Rudemar Glier, Helena Beatris da Rosa, Cleiva Fátima Giovanaz Heck e João Roberto Schroeder Stahl.
Leia mais:
Contribuição de melhoria pode entrar na pauta da última sessão
Seis vereadores se despedem do cargo em sessão desta noite