
Com início previsto para as 18h desta segunda-feira, 15, a sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires tem pautas relevantes na Ordem do Dia. As principais tratam da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, projeto que estabelece os descontos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o possível afastamento do vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), das atividades parlamentares.
Muchila enfrenta dois processos que podem deixá-lo de fora das discussões da Casa por até quatro meses, sem receber salário. Uma das ações é movida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Luft (PDT), que entrou com um pedido após o colega levar para a tribuna do plenário Vicente Schuck a informação de que Luft responde a um processo referente à Lei Maria da Penha. A outra tem autoria do também pedetista Everton Dias, por ter sido alvo de xingamentos.
Os relatórios necessitam de oito votos favoráveis, ou seja, maioria simples do Legislativo, para avançarem. O Poder Judiciário indeferiu a petição inicial de mandado de segurança impetrado pelo vereador, que tinha como finalidade barrar os processos aos quais ele responde. Se o afastamento for confirmado, a primeira suplente do PSB, Sandra Wagner, será convocada. Com atualmente ela ocupa cargo na Fetag-RS, é provável que o segundo suplente da sigla, Robinho Nunes, fique com a vaga.
A Rádio Terra 105.1 FM transmite a sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires ao vivo, pelo Facebook, a partir das 18h. No rádio, a reunião passa a ser transmitida ao vivo a partir das 20h. A primeira parte é reprisada na sequência.