Caminhódromo: beleza e segurança para a prática de atividade física

-

Um dos marcos atuais do Acesso Imperatriz Dona Leopoldina é o caminhódromo. Percorrendo 2,93 quilômetro, do entroncamento com a RSC-287 até a rua Albino Fiss, nas imediações da antiga Rio Grande Tabacaleira, o local tem como foco possibilitar uma caminhada tranquila para os moradores do município. Seja nos ensolarados finais de tarde ou nas nubladas manhãs, o trecho se tornou o queridinho dos venâncio-airenses quando o assunto é a atividade física ao ar livre.

A sinalização e iluminação em LED – recentemente instalada – elevam a segurança e visibilidade do local, que também é marcado pela arborização. Além disso, também são importantes os pergolados com bancos para descanso dos apaixonados pela caminhada e que, inclusive, viraram cenário de diversos ensaios fotográficos. Outro ponto que embeleza o trajeto são as flores – em especial, neste período, as azaleias roxas – que brilham aos olhos de quem passa pelo local.

Odécio Barros percorre o trecho há mais de 15 anos. (Foto: Leonardo Pereira)

Entre eles está Odécio Barros, de 65 anos. Com motivação de um jovem, ele realiza o trecho a pé há mais de 15 anos e não pensa em mudar esta rotina. Para ele, o exercício é essencial para se manter ‘em dia’ com a saúde. Segundo Barros, este caminho já era seu preferido antes mesmo das reformas e, agora, a mudança colaborou ainda. “A iluminação deixou o trajeto mais confiável nos finais de tarde e a sinalização, assim como a calçada, trouxe mais segurança em relação ao trânsito”, observa.

Antigamente, ele conta que em seu horário preferido, o famoso ‘horário de pico’, sempre necessitava de maior cuidado. “Agora, tudo é mais seguro”, relata.

Os moradores aprovam

Ao caminhar pelo local, uma cena corriqueira é a dos moradores cortando a grama em frente a suas casas e garantindo a manutenção do espaço. Assim estava Josinei Valmir, 31 anos, nesta semana. Ele busca realizar o corte, no mínimo, a cada 15 dias. “Se for possível, todas as semanas. E cuido com os horários, nunca à tardinha ou pela manhã, para não atrapalhar quem gosta de caminhar”, pontua.

Segundo ele, o bairro já era um dos mais seguros da cidade, antes mesmo da criação do caminhódromo, porém, este deu uma ‘cara nova’ para o local. “Sempre fui cuidadoso com a fachada do terreno e, após a reforma, prestei ainda mais atenção”, afirma.

Com o caminhódromo, de acordo com o morador, o visual ficou mais agradável e, esteticamente, a evolução foi enorme. “Além de tudo, a iluminação auxilia bastante na segurança, afinal, é possível notar tudo bem de longe”, comemora.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido