Em meio às tesouras e cremes de barbear, Felipe Grunitzky descobriu como profissão uma atividade que exerce desde 2005. No mês de julho, decidiu ter própria barbearia em Venâncio Aires. Ele é um dos 5.331 micro e pequenos empresários (MPE) do município. Na segunda-feira, é o dia deles e quando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do país lança a campanha ‘Compre do Pequeno Negócio’. O micro e pequeno empreendedor é aquele que fatura até R$ 3,6 milhões por ano.
O jovem escolheu a Capital Nacional do Chimarrão para ter o seu negócio, pois é a cidade de origem de sua esposa. Ele é natural de Campina das Missões, da região de Santa Rosa. “Aqui é uma cidade de muito potencial e vejo que tem espaço para todos.” O rapaz conta que já tem uma boa clientela fixa que é semanal, quinzenal e mensal.
“Como atendo, somente, homens com corte de cabelo e barba, atendo por ordem de chegada.” Ele gosta da atividade e diz que contribui para a estética dos clientes. “Sempre gostei de trabalhar nisso e adotei como profissão, por isso abri a minha própria barbearia. é uma arte.” Para ele, ser microempresário é ter um retorno rápido e gratificante. “Tenho um investimento menor que as grandes empresas e o resultado é muito positivo.”
A iniciativa ‘Compre do Pequeno Negócio’ beneficia Felipe Grunitzky, por estar incluído na categoria. Conforme explica o gerente da unidade do Sebrae de Santa Cruz do Sul Clóvis Glesse, a campanha é para fortalecer a economia local e incentivar que a pessoas comprem das micro e pequenas empresas instaladas no seu bairro e na cidade. Isso porque, segundo ele, essas empresas representam 99% das que são formalmente registradas. “Elas também empregam mais de 50% da mão de obra existente. Com a campanha queremos melhorar e reforçar a renda onde os microempresários estão inseridos.”
De acordo com Glesse, a cada ano a iniciativa é renovada. Na região, ele destaca que a maioria dos microempresários atuam nas áreas de comércio e serviços. “Eles estão presente tanto na distribuição do produto quanto no varejo. é importante também que os profissionais da área fidelizem seus clientes para o crescimento do negócio.”
Além de realizar a campanha e auxiliar as microempresas já existentes, o Sebrae orienta as pessoas que estudam a possibilidade de abrir o seu micronegócio. “Avaliamos a ideia, auxiliamos no planejamento e vemos a viabilidade. Tudo para que os profissionais se sintam seguros.” A entidade também é procurada com frequência pelos microempreendedores individuais (que atuam sozinhos ou com um colaborador) para a formalização. Assim, passam a ter CNPJ e alvará de forma legal. “Esse serviço é simplificado e pode ser feito pela internet. A legislação trouxe mais facilidade.”
“Ser microempresário traz um bom resultado em pouco tempo”,Felipe Grunitzky, proprietário de barbearia
Sala do Empreendedor atendedemanda em Venâncio desde 2011
Em Venâncio Aires, está em funcionamento deste 2011 a Sala do Empreendedor que atende a demanda dos micro e pequenos empresários e microempreendedores individuais. O agente de desenvolvimento, Cristiano Kauffmann, atua ao lado do coordenador da Sala, Fábio Augusto. Segundo Kauffmann, os agentes são o elo de ligação entre poder público e Sebrae.
“Eles movimentam muito a economia do Brasil. Muitas pessoas que estão desempregadas vem aqui na Sala e querer ter o seu negócio, por ter um custo baixo de abertura e de impostos, além de menos burocracia.” Na segunda-feira, considerado como o ‘Dia D da campanha’ do Sebrae, os integrantes do local irão visitar micro e pequenas empresas para a entrega de folderes e adesivos.
O município aprovou a Lei Geral Municipal n° 4.542 em 24 de Novembro de 2009 e com o apoio do Sebrae e em parceria com entidades representativas iniciaram um programa pela melhoria dos negócios das MPE’s de Venâncio Aires. Para isso criou a Sala do Empreendedor que é o espaço físico no qual a Prefeitura, em parceria com instituições locais, oferece ao empreendedor informações, orientações, capacitações e serviços que garantem a sustentabilidade dos empreendimentos. O telefone para contato é 3983-1007.
é possível empreender em momentos de crise?
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall, destaca que é possível, sim, empreender nos momentos de crise como a atual situação econômica que afeta o país. “Penso que esse é o momento de crescer, pois os microempresários precisam encontrar meios de superar as dificuldades e ter criatividade. Nos momentos bons qualquer um faz o trabalho, mas na crise há os que se destacam pelo diferencial.”
Segundo Lawall, o desenvolvimento da economia de Venâncio Aires e de outros locais, passa pelo fomento dos microempreendedores. “Eles foram a base da economia e tem amplitude para crescer e se tornarem médio e grandes empresários.” Conforme o secretário, são capacitados servidores do setor de compras da prefeitura para que os micro e pequenos empresários possam participar dos processos de licitação. “Nos editais de até R$ 80 mil, esses empresários podem participar.”
“As micro e pequenas empresas fomentam a nossa economia”,Hélio Lawall, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico