Com o objetivo de colocar o calendário vacinal em dia, 65 profissionais da secretaria de Saúde de Venâncio Aires realizarão, a partir de hoje até dia 30, a Campanha de Multivacinação que terá como público-alvo menores de cinco anos e ainda as crianças e adolescentes de nove a 15 anos incompletos – jovens com 15 anos não irão receber as vacinas.
A campanha também ocorre em todo o Brasil e na maioria das cidades já se iniciou nesta segunda-feira. As vacinas serão feitas nos postos de saúde de Venâncio, contudo, apenas os postos de Travessa, Vila Terezinha, Estância Nova e Tangerinas não irão participar da campanha por não terem sala de vacinação em funcionamento.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica e Imunizações de Venâncio, Carla Lili Müller, serão aplicadas nas crianças as vacinas pentavalente, pneumocócica 10-valente, meningocócica do tipo C, rotavírus, tríplice viral, hepatite A, febre amarela, BCG e vacina contra poliomelite – para crianças que estão em atraso e não receberam vacina de abril até agora – Nos adolescentes, serão aplicadas vacinas antitetânica, contra hepatite b, febre amarela, tríplice viral e HPV – para as meninas. De nove a 13 anos. Além disso, Carla ressalta que, neste ano, não há meta de vacinação a ser cumprida.
Cuidado com a carteirinhaAlém de ser específico o público que receberá as vacinas, também apenas terá direito às doses quem levar o calendário de vacinação, bem como, o cartão do Sistema único de Saúde (SUS). Em caso de perda, segundo Carla, a situação será analisada como forma de verificar se é possível aplicar a vacina. Essa necessidade de apresentar a carteirinha vacinal existe para que o adolescente ou criança, por exemplo, não corra o risco de fazer de novo a mesma vacina e sofrer algum tipo de reação.
A enfermeira explica que além do controle ser feito por meio da carteirinha de vacinação, os próprios postos de saúde fazem o registro em um sistema na hora em que cada pessoa faz alguma vacina. Contudo, de qualquer forma, sempre torna-se importante preservar a carteirinha para que a própria pessoa tenha o controle a respeito das doses que já recebeu aplicação.
A expectativa, segundo Carla, é de que haja uma grande participação do público-alvo. “Eu acredito que as pessoas vão buscar as unidades de saúde como sempre procuraram e, com isso, dará um movimento bom”, opina.
A profissional ainda ressalta que o calendário de vacinação é extenso e abrange a prevenção de uma série de doenças: “Quanto maior a imunização, menor será a chance das enfermidades se manifestarem na população”. Esse ano, segundo ela, foram registrados 14 casos de caxumba na Capital Nacional do Chimarrão, onde o maior público foram homens não vacinados. é em função deste dado que Carla reforça a necessidade de um adulto também ter o calendário de vacinação em dia.
DIA D
O Dia D da Campanha de Multivacinação ocorre no dia 24 deste mês, em um sábado, para oportunizar pessoas que não tiveram tempo ao longo da semana a irem na data. O horário de atendimento nos postos neste dia será das 8h às 16h30min, sem fechar ao meio dia.