Foto: Divulgação/MTG / Folha do MateLocal está pronto, no Chuí, para distribuição das centelhas
Local está pronto, no Chuí, para distribuição das centelhas

Dos mais longínquos rincões do Rio Grande do Sul, os gaúchos carregando seus candeeiros de a cavalo buscam, neste sábado, 15, uma centelha da Chama Crioula no município do Chuí.

A cerimônia oficial com a distribuição será realizada, a partir das 10h, pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), autoridades, representantes da Ordem dos Cavaleiros do Brasil(Orcav), com a participação das 30 Regiões Tradicionalistas. Venâncio Aires participa da cerimônia, com cavalarianos da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT) e do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate. O grupo venâncio-airense partiu nesta sexta-feira, 14, e retorna em cavalgada com chegada à Capital do Chimarrão, dia 3 de setembro. Por sua vez, os cavalarianos da 24ª RT têm passagem pelo município, no dia 28, quando pernoitam no Parque Municiapal do Chimarrão.

Coordenador da 24ª RT, Dalmo Mayer, participa da solenidade oficial, quando recebe a centelha e acende os candeeiros da Região e do Erva-Mate De acordo com a vice-presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) e coordenadora artística da 24ª RT, Venâncio Aires integra a delegação da 24°RT, do CTG Chaleira Preta, o patrão Oli Franco.

Integram, ainda, a comitiva, o conselheiro do MTG Andreas Finke; Débora Reiher (1° Prenda da 24°RT); Marina Mayer (2° prenda Juvenil da 24RT), Douglas Kist (2° peão Farroupilha 24RT) Mateus Moerschbaecher Borges (3° Peão Farroupilha da 24° RT) 1° Piazito Farroupilha da 24 RT Arthur Ferreira, 1° piá Farroupilha da 24° RT Arthur Teixeira. Ainda estarão representando Venâncio Aires o CPF Terra de Um Povo, CTG Lenço Branco, Piquete Machry e Cavaleiros da Estrada.

Evolução

Gerada, em 1947, por um grupo de jovens do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, liderados por João Carlos D’Avila Paixão Cortes, a Chama Crioula passou a ser acesa nos anos seguintes por órgãos oficiais, e desde 1999, tem movimentado os gaúchos por meio de cavalgadas, na busca de uma centelha. Neste ano, pela primeira vez a geração ocorreu fora do território gaúcho. O ato foi realizado no dia 12 de julho, em Colônia do Sacramento, Uruguai, simbolizando os laços históricos que unem os tradicionalistas.