

Investir num governo descentralizado, com maior participação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento, os Coredes, é uma das apostas do candidato ao Piratini, Jairo Jorge (PDT). A medida é vista por ele como a melhor alternativa para que o Estado consiga atender as necessidades básicas, com foco nos serviços de segurança, educação, saúde, promoção do desenvolvimento e infraestrutura. A afirmação foi feita na sexta-feira, 3, durante entrevista coletiva realizada no diretório do partido em Venâncio Aires.
O candidato defende que os Coredes podem e devem ser melhor aproveitados, tornando-se uma base do governo estadual na região, facilitando a exposição de demandas e as iniciativas governamentais. Assim, cada Corede teria um secretário de Estado para comandar as políticas públicas na região, a exemplo do que foi feito pelo governador Luiz Henrique, em Santa Catarina, e que teria contribuído para gerar um desenvolvimento uniforme. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 28 Coredes.
“Defendo o dinamismo regional com autonomia das regiões, como a Vale do Rio Pardo, com descentralização administrativa”, defende Jairo Jorge. Com o olhar para as soluções, segundo ele, a primeira função de um governo é retomar as atividades essenciais, a partir da valorização dos servidores; enfrentar o problema do déficit, gerando desenvolvimento e realizar a desburocratização; além de buscar parcerias público-privadas para investimentos e fortalecimento do Estado. O candidato pelo PDT prometeu, ainda, baixar o ICMS e deixar apenas dez secretarias estaduais.
HOSPITAL SÃO SEBASTIÃO
O ex-prefeito de Canoas foi recepcionado pelo correligionário e candidato a deputado estadual, Airton Artus. Durante a sua estadia em Venâncio Aires, Jairo Jorge ainda visitou o Hospital São Sebastião Mártir, onde ouviu demandas para ampliação e construção de uma UTI Pediátrica para complementar o atendimento à alta complexidade. Na casa de saúde foi recepcionado pelo presidente Oly Pedrinho Schwingel. Lá, ouviu as dificuldades geradas a partir da redução de recursos aos hospitais do interior.
SEMINÁRIO
Jair Jorge participou na noite de sexta-feira, 3, de uma plenária do programa “RS Tem Solução”, em que apresentou alternativas para a retomada do crescimento do Estado. O seminário foi realizado no Salão Classic, no acesso Grão-Pará. O evento contou com mais de uma centena de pessoas de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Mato Leitão, Passo do Sobrado, Vale Verde, Rio Pardo, Teutônia, Charqueadas e Lajeado e marcou, também, a oficialização da candidatura de Airton Artus a deputado estadual. O ex-prefeito de Venâncio Aires ressaltou que o município está há 26 anos sem representatividade na Assembleia Legislativa. No RS, o PDT tem o apoio do PV, Podemos, Avante, PPL, SD e PMB.
CANDIDATO E VICE
Jairo Jorge, 55 anos, é jornalista. Ele iniciou sua trajetória política na década de 1980, pelo PT. Trabalhou na prefeitura de Porto Alegre, com Tarso Genro, em 2001, e foi ministro interino da Educação, em 2004. Em 2006, assumiu a pró-reitoria da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Governou o município de Canoas entre 2009 e 2016, quando deixou o PT, ingressando no PDT.
O vice dele na chapa é o empresário Cláudio Bier do PV, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).