Quatro candidatos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul votaram pela manhã no 1º turno das eleições 2018. Logo após a abertura das seções, Julio Flores (PSTU) e Jairo Jorge (PDT) registraram suas escolhas. O candidato do PSTU votou no Centro de Porto Alegre, no colégio Pão dos Pobres, acompanhado de apoiadores e da candidata a vice, Ana Clélia Teixeira, que vota em Passo Fundo. Em Canoas, o representante do PDT votou ao lado da esposa.

Em seguida, Mateus Bandeira (Novo) registrou seu voto no Centro Universitário Metodista – IPA, na capital gaúcha, acompanhado do candidato a vice, Bruno Miragem, e apoiadores. No fim da manhã, o candidato à reeleição pelo MDB, José Ivo Sartori, votou em Caxias do Sul, na Serra, ao lado da esposa e dos filhos. Antes de se dirigirem aos locais de votação, os candidatos tomaram café da manhã com apoiadores e outros candidatos das coligações. Dentro dos compromissos, também estavam entrevistas para emissoras de rádio e televisão.

No começo da tarde, o candidato Miguel Rossetto (PT) registrou seu voto no Colégio de Aplicação da UFRGS, em Porto Alegre. Ele estava acompanhado dos filhos. Líder das pesquisas de intenção de votos, Eduardo Leite (PSDB), também já votou, assim como Roberto Robaina, do PSOL. Agora, eles se reúnem com apoiadores e militância à espera dos resultados, que começam a ser apurados assim que a votação terminar, a partir das 17h.