Agiram rápido, mandaram nos deitar no chão e disseram para ninguém reagir, pois só queriam o dinheiro”
Vítima de 35 anosFuncionário do Supermercado
A onda de crimes assusta os moradores de Venâncio Aires. Entre as 22h30min de domingo e o meio-dia de ontem, ladrões realizaram quatro assaltos. é um assalto a cada três horas e meia, uma situação nunca vivenciada na história de Venâncio Aires.
Só ontem foram três investidas, todas pela manhã e na área central da cidade. Armados e de cara limpa, renderam e intimidaram as vítimas e fugiram levando boa quantia em dinheiro. Valores não foram divulgados.
A ousadia dos bandidos se vê nestas últimas ações. No roubo do malote, praticado por volta das 9h15min de ontem, três assaltantes armados renderam dois seguranças em plena Osvaldo Aranha. Um dos vigilantes foi obrigado a deitar no chão, enquanto que a vítima e o seu colega ficaram sob a mira de outras duas armas.
A ação foi rápida e segundo a vítima, durou cerca de 30 segundos. Acompanhado pelos seguranças, atravessava a rua para ingressar no banco, quando foi rendido, pelas costas. Armado com um revólver niquelado, um dos bandidos anunciou o assalto e disse para ninguém reagir. “Apontou a arma para minha cabeça e disse perdeu playboy”, recorda a vítima.
Enquanto era ‘calçado’ e obrigado a entregar o malote ao assaltante, viu o outro segurança, que o aguardava em frente a agência bancária, ser rendido pelo segundo bandido. O terceiro acompanhava tudo de arma em punho, no meio da rua. Um quarto indivíduo estava na esquina, mas não participou diretamente no assalto.Com o dinheiro em mãos, os três ladrões correram até a rua Getúlio Vargas e se juntaram ao quarto indivíduo. Eles pretendiam fugir em duas motos, mas uma sofreu uma pane mecânica e não ligou. A Honda CBR 300, com placa de Porto Alegre, foi abandonada naquele local. Três bandidos fugiram na outra moto e o quarto, que não participou diretamente do assalto, fugiu a pé.
Por volta do meio-dia, um vendedor, que trabalha para uma empresa de Santa Cruz do Sul, foi surpreendido por um bandido, próximo ao antigo Curtume Closs. A vítima estava dentro de uma camioneta, quando o indivíduo entrou no veículo, empurrou o vendedor para o banco do caroneiro, assumiu o volante e saiu do local.Depois de rodar alguns minutos, a vítima foi abandonada no ‘Travessão dos Macacos’, que liga a ERS-422 à Linha Olavo Bilac. “Ele me roubou o dinheiro, um tablet, o celular e a chave do carro e me mandou entrar no mato. Depois, fugiu caminhando”, disse a vítima aos agentes do Setor de Investigações (SI).
No domingo à noite, um comerciante foi assaltado, em Linha Travessa. Por volta das 22h30min, dois indivíduos armados e usando toucas renderam a vítima, que naquele momento conversava ao celular com a sua esposa, que está no estado do Mato Grosso. Eles lhe roubaram a carteira com dinheiro e documentos, o celular e uma correntinha de ouro.
O quinto assalto foi praticado ontem pela manhã, contra uma farmácia, também no centro de Venâncio Aires.
Mesmo paralisados, os agentes do SI conversaram com as vítimas e buscaram imagens de câmeras de segurança de empresas. No entanto, a desmotivação os impede de ir além. “Quem é que trabalha direitinho, com vontade, sabendo que não vai receber o seu salário corretamente?