Das oito capatazias, seis estão funcionando, faltando somente serem reabertas as do 2º distrito, que tem a sede em Vila Mariante e a do 8º distrito, cuja sede está localizada na Vila Teresinha. Segundo o prefeito em exercício Celso Krämer, até o dia 22 de fevereiro, será aberta a licitação para o conserto de três motoniveladoras e de dois caminhões que são destas capatazias, além de um rolo compactador. “Temos a expectativa de que estas máquinas estejam consertadas até o fim do mês de março, o que nos vai possibilitar a reabertura destas duas capatazias ainda n início do mês de abril”, estima. O prazo inicial da reabertura era o mês de janeiro de 2019.
A capatazia de Vila Mariante está sendo atendida pela capatazia do 9º distrito, localizada na Vila Estância Nova. Krämer reforça que as duas capatazias não estão abandonadas e que a de Vila Teresinha tem a assistência das capatazias de Vila Deodoro e de Vila Santa Emília. Krämer frisa que a Administração Municipal quis abrir licitação em dezembro de 2018, porém, não o fez em função dos orçamentos. “A Câmara repassou um valor, porém, por causa do fim do ano, não podíamos mais empenhar e com isso, não foi possível abrir a licitação”, frisa. Krämer adianta que a Administração Municipal vai adquirir mais dois rolos compactadores novos da sobra do financiamento de R$ 5 milhões captado junto ao Banco do Brasil, uma sobra de aproximadamente R$ 600 mil. “As duas capatazias apenas não estão abertas, mas vêm trabalhando normalmente com o apoio de outras”.
Ainda segundo o prefeito em exercício, um dos entraves para a agilização da recuperação são as férias dos operadores e outros funcionários das capatazias. Porém, foram efetuados ajustes para que nenhuma máquina ficasse parada. ‘”Com o término das férias dos servidores no fim de fevereiro, a partir de março, os trabalhos serão retomados com toda força”, observa.
AGRICULTURA
Krämer ressalta que a Secretaria de Desenvolvimento Rural hoje é um modelo diferente, pois ela cuida dos acessos das propriedades rurais e que com a conclusão dos serviços de terraplenagem do Condomínio Avícola Venâncio Aires, na Linha 17 de Junho e na propriedade de Írio Frey, de Linha Cecília, que vai implantar um sistema robotizado de ordenha das vacas, a prioridade da secretaria será a recuperação dos acessos às propriedades rurais, pois ela conta com a sua patrulha agrícola e vai atingir todo o município. “Muitos entram em desespero pelo fato das duas capatazias não estarem funcionando por causa das melhorias nos acessos nas propriedades, porém, as capatazias não cuidam destes serviços”, frisa. Segundo o prefeito em exercício, com a Secretaria de Desenvolvimento trabalhando em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP), serão normalizados os serviços.
“Com as máquinas em dia, com as pedreiras legalizadas e produzindo o material, este ano, com certeza, vamos recuperar todas as estradas do interior”.CELSO KRÄMERPrefeito em exercício
Capatazes
Quanto à nomeação dos dois capatazes, Krämer salienta que o atual governo municipal tem adotado o sistema de escolher alguém do quadro funcional da prefeitura. “Isto não vamos mudar e somente o capataz do 7º distrito, Paulo Tirelli, é cargo em comissão. Com certeza, vamos aproveitar alguém que tem conhecimento para comandar as capatazias pois conhecem a realidade das mesmas e das comunidades do interior. Não mudamos nada e estamos disponibilizando máquinas de qualidade pra eles, pedreiras licenciadas, material de qualidade, enfim, estamos equipando as equipes”, destaca.
300 quilômetrosa estimativa é de que desde o dia 20 de janeiro até hoje, tenha sido recuperado este total de estradas principais do interior do município.
1 caminhãoestá para chegar mais um caminhão para a Secretaria de Desenvolvimento Rural.