Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateUm dos trechos da rua que precisa ter o rede de água transposta para a calçada fica na Sete de Setembro
Um dos trechos da rua que precisa ter o rede de água transposta para a calçada fica na Sete de Setembro

Passados mais de nove meses do início do capeamento asfáltico das ruas centrais de Venâncio Aires, a finalização ainda está longe de ser uma realidade. O que parecia ser uma obra rápida, a fim de garantir maior trafegabilidade, agora necessita de uma nova fase para avançar. Pelo menos três trechos de ruas necessitam de remanejo da tubulação de água para que a pavimentação possa ser continuada pela construtora Conpasul.

Em trechos das ruas Jacob Becker, Sete de Setembro e Tiradentes necessitam que a tubulação, que atualmente está enterrada na pista de rolamento seja transferida para o passeio público. A empresa contratada para o serviço, em meados do ano, via licitação, é de Santiago, cidade que fica na região centro ocidental do estado. Mas pela demora em apresentar toda a documentação exigida pela legislação, a obra nos trechos está paralisada.

De acordo com a Administração Municipal, apenas no fim do mês a empresa teria condições de apresentar os documentos restante e assim estar apta ao serviço. “Por conta desse contratempo, apenas em abril teremos condições de dar a ordem de início desse remanejo da tubulação da rede de água”, informa a secretária de Planejamento e Urbanismo, Jalila Heinemann.

REMANEJO

O remanejo da tubulação para a calçada está orçado em mais de R$ 600 mil e a empresa terá oito meses para entregar o investimento. Contudo, ela garante que ainda no primeiro semestre do ano a pavimentação poderá ser concluída. “Nosso desejo era de que tudo já estivesse concluído, mas nem sempre as melhorias dependem apenas do poder público. Temos total interesse em finalizar logo pois o preço do metro quadrado de asfalto muda todo mês”, destacou.

OSVALDO ARANHA

Uma das principais queixas de moradores, empresários, comerciantes e mesmo de pedestres era até pouco tempo a demora no capeamento da rua Osvaldo Aranha, a principal via da cidade. No mês de setembro o tema foi abordado pela Folha quando comerciantes lamentavam que estavam perdendo clientela pela grande quantidade poeira que as obras geraram. Contudo, nesta semana o trecho pavimentado na Osvaldo Aranha pode ser finalmente ser concluído com a pintura das faixas na pista de rolamento.