Capelas velatórias podem ser edificadas próximo do Cemitério Municipal

-

A intenção da Administração Municipal de Venâncio Aires era instalar, no antigo prédio da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, localizado na rua Visconde do Rio Branco, mesmo que de forma provisória, duas capelas velatórias comunitárias. Contudo, a medida foi descartada, após vistoria pelo péssimo estado de conservação do prédio. A área pertence atualmente ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).

“Seria necessário um investimento muito alto para o restauro do prédio. Como temos pressa em achar logo uma solução, a medida foi descartada. O plano, agora, pode seguir para a edificação de prédio próprio, próximo do Cemitério Municipal”, antecipa o secretário de Planejamento e Urbanismo, Gustavo Von Helden. No prédio vistoriado seria necessário fazer investimentos no piso, em divisórias, banheiros e acessibilidade.

Com isso, ganha força a segunda alternativa do Governo Municipal para solucionar o hiato causado a partir das interdições das capelas velatórias Paul Harris, que ficam em área anexa ao HSSM. Von Helden destaca que agora serão aprofundados os estudos de viabilidade de instalar duas capelas velatórias comunitárias em área próxima ao Cemitério Municipal, no bairro São Francisco Xavier.

Caso o local seja viável, a ideia da Administração é edificar um prédio com recursos próprios. “O tamanho do prédio, o investimento necessário e a viabilidade ainda necessitam de outros estudos”, diz o secretário. Além disso, com a instalação das capelas velatórias comunitárias próximas ao Cemitério Municipal, o trânsito na área central da cidade deixa de ser afetado durante a realização dos cortejos fúnebres, observa o secretário.

INTERDIÇÃO

As capelas velatórias Paul Harris foram interditadas em 19 de janeiro, como medida cautelar e provisória em decorrência de inúmeras e profundas rachaduras no prédio. Como o hospital necessita da área para fazer novos investimentos que garantam a ampliação da casa de saúde, as capelas velatórias não serão reconstruídas. A intenção é instalar no local um ambulatório para consultas especializadas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde que as capelas velatórias Paul Harris foram interditadas uma parceria foi estabelecida com as três funerárias que funcionam no município. Pelo fato dos três estabelecimentos possuírem capelas próprias, os velórios sociais – para famílias de baixa renda – acontecem nestes locais a partir de parceria com o Governo Municipal.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido