Desde 2013, o Natal em Venâncio Aires é celebrado com um elemento especial: a Caravana Luzes de Natal. A atração, que é promovida por voluntários, se tornou tradicional no município e é aguardada por muitas pessoas. Neste ano, não será diferente. Nos dias 21 e 22 de dezembro, os voluntários irão percorrer os bairros da Capital do Chimarrão, levando o espírito natalino para todos que prestigiam a Caravana, seja sentado na calçada, as crianças que recebem brindes ou mesmo aqueles que participam no desfile.
Em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da rádio Terra 105.1 FM, na terça-feira, 12, o presidente da Caravana Luzes de Natal, Altair Antônio Franco, informou que a organização dos sete carros alegóricos que compõem esta edição deve começar nos próximos dias, com a limpeza e ornamentação. “Estamos começando a organizar os carros para este ano. Eles estão no prédio do antigo Expresso Cruzador e contamos com a ajuda da comunidade para deixar tudo bonito”, comentou.
A voluntária e ex-presidente da Caravana Luzes de Natal, Marianna Heinen, explicou que a principal novidade desta edição é a mudança no roteiro. “Alguns trechos serão mais retos, com ruas asfaltadas, priorizando o movimento do comércio. Vamos dar preferência para as principais ruas, como a Osvaldo Aranha, e explorar novas áreas da cidade. Venâncio é grande, então queremos nos dispersar pelos bairros. Nossa ideia é que as pessoas nos acompanhem e sigam a Caravana. O que nos motiva é esse brilho que vemos quando estamos em cima de um carro, caminhando no chão ou entregando uma bala. Essa conexão nos inspira a continuar espalhando a magia que a Caravana proporciona”, destacou.
“Estamos sempre dispostos a inovar a cada ano e, dentro das nossas possibilidades, fazemos isso constantemente. Uma das ideias para este ano é distribuir bolas e balas para a comunidade. Estamos trabalhando para arrecadar recursos e tornar isso possível”, complementou ela. Marianna também ressaltou que o número de voluntários envolvidos é sempre elevado. “Quem já assistiu a Caravana sabe que ela não seria tão bonita com apenas 50 pessoas. Precisamos das nossas 200 pessoas nos dias de desfile. Mesmo em dias com menor participação, com cerca de 150 pessoas, todos desempenham um papel extremamente importante. Cada um é essencial para que a Caravana brilhe”, pontuou.
“É muito mais que um desfile de carros alegóricos. Hoje, a Caravana já é uma parceria com o Município, oficializada há quatro anos som sucesso para ambas as partes.”MARIANNA HEINEN
Voluntária da Caravana Luzes de Natal