
Neste domingo, 7, o jovem italiano Carlo Acutis será canonizado pela Igreja Católica, se tornando o primeiro santo da era digital. A missa de canonização está prevista para começar às 5h (horário de Brasília), na Praça de São Pedro, e será presidida pelo papa Leão XIV, conforme o Vaticano.
A cerimônia será o primeiro evento de canonização do novo pontífice, eleito em maio após a morte do papa Francisco. Como parte dos preparativos para o ritual, uma imagem de Carlo Acutis foi pendurada na fachada da Basílica de São Pedro na última quinta-feira, 4.
Trajetória de Carlo Acutis

Nascido em Londres, na Inglaterra, em 3 de maio de 1991, Carlo Acutis foi criado em Milão, na Itália. Ainda criança, se tornou devoto de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.
Apaixonado por computadores e com um conhecimento na área muito acima da média, ele uniu suas duas paixões ao criar um site dedicado à catalogação de milagres, ficando conhecido como ‘padroeiro da internet’.
Carlo Acutis morreu de leucemia em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, justamente no dia dedicado à santa de devoção.
Homenagem em Venâncio Aires
Desde junho de 2021, a Igreja Matriz São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, dedica um espaço especial em homenagem a Carlo Acutis. A iniciativa foi do então pároco, padre Rodrigo Eduardo Hillesheim, que instalou no local uma imagem do beato.
“Nosso grande anseio, que permanece até hoje, era mostrar um testemunho à nossa juventude, algo que fosse próximo a eles. Carlo fez de forma extraordinária as coisas simples da vida, colocando Deus no centro. Se divertia como qualquer jovem, jogava videogame, futebol e se relacionava muito bem com seus amigos e na escola”, explica o padre.
Hillesheim também ressalta o olhar de caridade do jovem, que auxiliava os mais pobres. “Tanto que, no funeral dele, todos estavam lá para se despedir”, comenta.
Milagres reconhecidos
- A cura de uma criança em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em 12 de outubro de 2010. A menina teria sido curada após tocar em uma relíquia do jovem italiano.
- A recuperação de uma jovem da Costa Rica que sofreu um grave acidente de bicicleta em 2022. O milagre foi reconhecido em maio do ano passado.
Junto com Acutis, o jovem italiano Pier Giorgio Frassati também será canonizado por Leão XIV. Ele ficou conhecido por ajudar os necessitados e morreu de poliomielite na década de 1920.