Carnaval deste ano é competitivo
O carnaval 2013 teve início no último sábado (9) às 21h e uma das novidades é que, neste ano, o defile volta a ser competitivo. A corte do Carnaval venâncio-airense, rainha Micaela Rodrigues e princesas Cátia Regina da Rosa e Joice Maria da Silva Ribeiro, abriu a noite de apresentações mostrando que tem samba no pé.
A Império do Samba, homenageando as empresas metalúrgicas da cidade, foi a primeira escola a desfilar. A segunda foi a Unidos das Vilas, que homenageou os 40 anos de história da Folha do Mate. A Acadêmicos do Samba se apresentou na sequência, demonstrando o amor pelo Négo. A última a descer foi a Fiel Tribo Guarani, que levou como tema, ‘da era do gelo à Terra do Chimarrão’. Quem encerrou a noite foi o Bloco dos Palhaços, de Lajeado.
Hoje (11), as escolas retornam à rua Osvaldo Aranha com a seguinte ordem: Acadêmicos do Samba, Fiel Tribo Guarani, Império do Samba e Unidos das Vilas. Lembrando que blocos intercalam cada escola.
A comissão julgadora, indicada pela Associação de Jurados de Carnaval e Eventos Populares do RS, vai avaliar, com notas de 5 a 10 os quesitos tema-enredo e samba-enredo, alegorias e adereços, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, bateria, harmonia, conjunto e evolução, intérprete e porta-estandarte. Em caso de empate na soma geral dos pontos, o maior peso será a bateria, seguido do tema samba-enredo e escola que possuir o maior número de integrantes (acima de 140).
O resultado será divulgado na terça-feira, às 19h, em frente ao palanque oficial.