Neste mês em que é toda a atenção volta-se à prevenção do câncer de mama, por meio do movimento Outubro Rosa, o número de casos da doença já chega próximo do total de 2013. Dois casos apenas separam os dois anos: foram 237 em 2013 e já são 235 em 2014. Isso que ainda faltam três meses para encerrar o ano.
Os números da Secretaria da Saúde de Venâncio Aires são referentes ao Sistema único de Saúde (Sus) e demonstram a importância de falar sobre o assunto. Como não estão incluídos os atendimentos particulares, convênios e de pacientes que estão em tratamento, o secretário da saúde, Celso Artus, observa que os dados podem ser ainda maiores.
Ao mesmo tempo, conforme ele, se há o aumento dos casos significa que as pessoas têm consciência e mostram preocupação em se prevenir. De cordo com Celso, nos casos em que as pessoas procuram o médico após algum sintoma as chances de cura são grandes devido ao diagnóstico precoce. “Se por um lado há a tristeza de vermos um novo caso, pelo outro há a alegria em saber que descobrir logo o câncer traz altos índices de cura. Com a descoberta do câncer, se faz o tratamento o mais rápido possível.”
O secretário ainda enfatiza o trabalho de prevenção da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires que, neste mês, realiza as ações do Outubro Rosa com esse foco. “Fazem um trabalho importante e essencial para a população.” Para o secretário, o que também auxilia na cura é o avanço dos processos de tratamentos e da tecnologia. A maioria dos casos que passam pela secretária são câncer de mama, de pele, de pulmão e de próstata.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 08/10/2014