Nos últimos dias, Venâncio Aires registrou um crescimento nos casos de Covid-19. De sexta-feira, 1º, até ontem, 46 casos já foram confirmados. Parte desse número se deve a um surto registrado em Vila Mariante. Moradores do 2º distrito participaram de um evento religioso em Lajeado e acabaram transmitindo a doença para familiares e outras pessoas próximas. Os pacientes cumprem isolamento e conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Carla Lili Müller, já são 28 pessoas daquela região que positivaram para a doença nos últimos dias.
Embora a situação não possa ser generalizada, a enfermeira observa que esse caso serve de alerta para toda a comunidade. De acordo com a coordenadora, os casos registrados nas últimas semanas mostram que os positivados geralmente estão atrelados a grupos de amigos, colegas ou de familiares, que acabam relaxando nos cuidados em momentos de descontração ou de pessoas que tiveram contato com moradores de outras cidades. “Os cuidados precisam ser mantidos, inclusive entre familiares, na hora de um lanche, por exemplo”, observa.
Avaliação diária
Conforme o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, que também responde como secretário municipal de Saúde, pelas informações levantadas pelo Município até o momento, este surto, a exemplo do que já se registrou em outros municípios, mostra que mesmo com a vacina, a doença continua e vai continuar. “A diferença é que com a vacina em um estágio avançado os sintomas são leves e casos de internação e óbitos são baixos”, destaca. Segundo o chefe do Executivo, o objetivo é manter uma avaliação diária do número de casos, especialmente com as novas flexibilizações aprovadas pelo Estado e pela Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp).
Óbito
Venâncio Aires confirmou um óbito por Covid-19 nessa quarta-feira, 6. Há 45 dias o município não registrava mortes por causa da doença. Conforme boletim divulgado pelo Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e Vigilância Epidemiológica, faleceu uma mulher, de 74 anos. Ela estava hospitalizada desde o dia 15 de setembro e precisou ser internada na UTI. O boletim informa que ela tinha comorbidade e recebeu duas doses da vacina contra a Covid. Esta é a 134ª morte em função da doença registrada no município, desde o começo da pandemia.