Com informações de Rádio Gaúcha.
Os dois primeiros registros de gripe A de 2016 no Rio Grande do Sul preocupam a Secretaria estadual da Saúde. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta sexta-feira (1º), o secretário João Gabbardo dos Reis disse que os casos não são simples e preocupam. Eles são moradores de Porto Alegre e Viamão.
O temor se deve ao número de mortalidade elevadada que o vírus tem apresentado em São Paulo no ano de 2016. Segundo Gabbardo, os paulistas registram 260 casos e 38 mortes neste ano. Ao todo, o Rio Grande do Sul já teve 152 casos suspeitos. Destes 47 permanecem sendo investigados.
O secretário confirmou que a vacinação contra a gripe nos postos de saúde será antecipada para o dia 25, conforme o Ministério da Saúde já havia divulgado. A vacina trivalente, que protege contra três tipos de vírus da gripe, está sendo produzida pelo Instituto Butantan e vai beneficiar o público-alvo. São eles:
– Maiores de 6 meses a menores de 2 anos;- Maiores de 2 anos a menores de 5 anos;- Idosos com 60 anos ou mais;- Gestantes (em qualquer idade gestacional);- Pessoas portadoras de doenças crônicas.- Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);- Trabalhadores da Saúde;- Povos indígenas;- População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
As clínicas particulares já estão oferecendo vacinas tri e tetravalente, de 2016, para crianças acima de três anos e adultos. A produção é feita por laboratórios do exterior. Os interessados precisam cuidar a data de validade para ter certeza que estão adquirindo o produto mais atualizado.
Já para crianças menores de três anos, a previsão é que a tetravalente chegue agora em abril. A trivalente já pode ser encontra para bebês de seis meses a até três anos.
Preste atenção para escolher a vacina correta e atualizada nas clínicas privadas:
Vacina trivalente da rede privada (protege contra três tipos de vírus da gripe)- Acima de seis meses, crianças e adultos = Já disponível. Feita pelo laboratório Abott. E deve chegar em abril a que é produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur.
Tetravalente (protege contra quatro tipos de vírus da gripe)- Acima de seis meses, crianças e adultos = Deve chegar em abril. Feita pelo laboratório Sanofi Pasteur. – Acima de três anos = Já disponível. Feita pelo laboratório GSK