O símbolo maior dos gaúchos já está percorrendo o Rio Grande do Sul. O acendimento da Chama Crioula, no último final de semana em Triunfo, deu início a inúmeras cavalgadas que irão levar a centelha do fogo para entidades espalhadas pelo Estado. O CTG Carreteiro de Horizonte passou pela Cidade das Orquídeas na última terça-feira, 16.
A cavalgada do grupo de dez tradicionalistas será concluída somente no dia 3 de setembro, num percurso total de 546 quilômetros até a cidade de Horizontina (região de Santa Rosa), na Costa do Rio Uruguai. Outros quatro tradicionalistas fazem parte do grupo de apoio. O CTG Carreteiro de Horizonte, com 50 anos de atividades, será responsável pela distribuição da centelha para quade 20 entidades tradicionalistas integrantes da 20ª Região Tradicionalista (RT).
Depois de passar pelo Centro de Mato Leitão, a cavalgada seguiu na direção da Vila Sampaio e Vila Teresinha, onde ocorreu uma parada na Aert para descanso. Na quarta-feira, 17, o grupo partiu para o município de Sério e depois Boqueirão do Leão.