O Carnaval é um período de festa e celebração, mas também exige atenção redobrada com a segurança, especialmente em relação ao aparelho celular. O furto ou roubo de um celular pode trazer muita dor de cabeça, mas existem medidas para minimizar os riscos e proteger seus dados.
Aplicativo Celular Seguro: um “botão de emergência” durante o carnaval
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) oferece o aplicativo Celular Seguro, disponível gratuitamente para Android e Apple, que funciona como um “botão de emergência”. Ele permite que o usuário cadastre pessoas de confiança que poderão comunicar o roubo, furto ou perda do celular e, ao mesmo tempo, bloquear remotamente o aparelho e as contas vinculadas.
Para utilizar o a ferramenta, o usuário cadastra pessoas de confiança no aplicativo, informando nome, CPF, telefone e e-mail. Essas pessoas precisam também estar cadastradas no Celular Seguro e possuir login no Gov.br. Em caso de incidente, a pessoa de confiança pode acessar o aplicativo (no próprio celular ou no site) e emitir um alerta para bloquear o aparelho furtado.
O aplicativo oferece duas modalidades de bloqueio:
- Modo total: Desativa a linha telefônica, as contas vinculadas e o IMEI (sigla em inglês para o número de identificação do celular), inutilizando o aparelho.
- Modo recuperação: Bloqueia a linha telefônica e as contas vinculadas, mas mantém o IMEI ativo, permitindo a recuperação do smartphone pela polícia.
Com o registro da ocorrência no aplicativo, um alerta é enviado para diversas entidades parceiras, como bancos, operadoras de telefonia e empresas de tecnologia, que realizarão o bloqueio do aparelho e das contas vinculadas.
Números já registrados pelo aplicativo:
- 2.499.301 pessoas instalaram o aplicativo.
- 1.713.757 pessoas cadastradas como “Pessoa de Confiança”.
- 111.852 alertas de bloqueio (51.476 foram por roubo; 36.343 por furto; 22.652 por perda.) registrados até 26 de fevereiro.
Como se proteger
Alguns cuidados são essenciais para proteger seus aparelhos durante o carnaval, garantindo maior segurança e tranquilidade:
- guarde o aparelho em local seguro;
- evite usar o celular durante o carnaval em locais movimentados;
- mantenha a linha do celular cadastrada no seu CPF;
- cadastre mais de uma pessoa de confiança no aplicativo.
Para mais informações, acesse o “Guia Rápido” do Celular Seguro.
Artigo gerado com IA, revisado e editado por Manoela Carvalho.
*Com informações de Agência Brasil
Leia mais: