Celulares piratas serão bloqueados no Brasil; importados estão em risco

-

As operadoras de telefonia móvel começam a testar, a partir de hoje, um novo sistema que irá bloquear chamadas feitas por celulares piratas. O bloqueio, no entanto, só será efetivo a partir de setembro. Até lá, na fase chamada “pré-operacional” do sistema, os aparelhos devem continuar funcionando.

Quando identificar um aparelho falsificado ou original mas sem homologação no Brasil, o sistema efetuará o bloqueio, que também vale para tablets e máquinas de cartão de crédito.

A regra dos celulares ‘piratas’ serve também para dispositivos comprados no exterior. Caso seja um modelo ainda não homologado pela Anatel, ele será considerado ilegal.

Como será o bloqueio

Todo aparelho, incluindo os tablets, sai da fábrica com um número de registro chamado IMEI. é o ‘RG’ ou o ‘chassi’ do equipamento. O chip, que é habilitado pela operadora, também tem um código, batizado de IMSI.

Assim, sempre que um aparelho é ligado, ele transmite às centrais das operadoras os dois números que permitem identificar quem está falando e em que aparelho. Hoje, essas informações possibilitam, por exemplo, identificar um cliente em roaming internacional. Agora, haverá um cadastro nacional de IMEIs no país que será cruzado com o dos chips (IMSI). Assim, toda vez que um cliente estiver fazendo uma chamada, a operadora saberá se o aparelho é ou não legítimo.

Homologado – Estabelecer sentença de homologação, sendo esta executada por uma autoridade judicial ou administrativa. Jurídico. Comprovar de maneira judicial (em território nacional) uma sentença determinada em território estrangeiro.

 

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido