Com praticamente dois meses de pesquisa, o Censo Demográfico 2022 começa a se encaminhar para as últimas semanas. O levantamento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem como objetivo determinar as características da população brasileira, por meio de entrevistas e coleta de informações.
Em Venâncio Aires e Mato Leitão, são 44 recenseadores – o profissional que realiza a pesquisa -, sendo 42 na Capital do Chimarrão e dois na Cidade das Orquídeas. Neste momento, segundo dados oficiais do IBGE, no Brasil 124,3 milhões de pessoas participaram da pesquisa, no Rio Grande do Sul são 6,4 milhões e, no Vale do Rio Pardo, cerca de 264 mil.
A agente censitária municipal, Kelly Helfer, afirma que, apesar do número de recenseadores estar abaixo do previsto, o desempenho da coleta é satisfatório. “A previsão de encerramento é início de dezembro”, detalha.
Censo até agora
De acordo com Kelly, na área urbana de Venâncio Aires, são poucos setores que ainda restam ser percorridos pelos recenseadores. A agente censitária cita a área central, entre as ruas 1º de Março e Duque de Caxias, e a Júlio de Castilhos com a Marechal Floriano, nas ruas 13 de Maio, 15 de Novembro, Senador Pinheiro Machado, Osvaldo Aranha e Tiradentes.
Segundo ela, o motivo está na grande concentração de edifícios, por isso, pede que os síndicos e administradores, bem como os moradores das unidades desta região, auxiliem na coleta integral destas informações.
“Precisamos realizar a entrevista em cada apartamento. Para isso, os síndicos e administradores podem entrar em contato pelo telefone (51) 8232-7666, para organizar e agendar o melhor dia e horário para o comparecimento do recenseador”, destaca. Em Mato Leitão, faltam dois setores, ambos localizados na área urbana do município.
Saiba mais
O Censo Demográfico é realizado de dez em dez anos, em todo o Brasil, para avaliar as mudanças ocorridas no período e comparar dados, a fim de entender a evolução de indicadores sociais. A última pesquisa foi realizada em 2010. A previsão inicial era de que o estudo ocorresse em 2020, o que não foi possível por conta da pandemia.
Em caso de dúvida, o cidadão pode conferir a identidade do profissional por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181, informando o CPF ou a matrícula do agente.