Centro de Bem-Estar Animal tem inauguração prevista para março

-

Dois anos após a obra ser finalizada, o Centro de Bem-Estar Animal, localizado em Linha Ponte Queimada, na área da antiga Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan), já tem previsão de inauguração: março de 2024. Recentemente, foi finalizada a instalação da rede hídrica, que teve uma paralisação por conta de liberação da Rota de Santa Maria, concessionária da RSC-287. A rede elétrica também está concluída.

O prédio, que tem 162,93 metros quadrados e deve receber cerca de 70 animais de diversas espécies, será um lar temporário para eles na Capital do Chimarrão. Inicialmente, o objetivo era viabilizar um mini-hospital veterinário, mas por conta dos custos, a ideia foi deixada de lado. “Atualmente, com as parcerias que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem com clínicas para a reabilitação dos animais, não faz sentido esse hospital no Centro. As clínicas têm melhor estrutura e o custo é bem menor”, diz a assessora administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Alessandra Ludwig.

Dessa forma, o Centro receberá animais resgatados pela Semma e, após o tratamento, eles passarão o período de recuperação no local. Com estrutura de segurança por videomonitoramento 24 horas por dia, o prédio receberá apenas animais indicados e repassados pela secretaria, não sendo, assim, uma espécie de canil.

Últimas etapas

Após a instalação da rede hídrica, que, segundo o gerente local da Corsan Aegea, Ilmor Dörr, foi finalizada na última semana, restam apenas detalhes para o Centro de Bem-Estar Animal ser inaugurado. No local serão instalados equipamentos de cuidados pós-operatórios, com salas exclusivas para isolamento de animais em recuperação, maternidade e gatil temporário. “Ainda, algo novo é que separamos duas salas para receber animais silvestres, desde aves até gambás e tartarugas”, explica Alessandra.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, afirma, também, que houve atraso nas instalações por conta de um furto de fios da subestação de energia elétrica. “Um prejuízo de R$ 10 mil”, completa. Lehmen detalha que a equipe prevista para o Centro de Bem-Estar Animal contará com dois estagiários (biologia e veterinária) e um servidor público responsável pela manutenção do ambiente.

O Centro de Bem-Estar Animal terá capacidade máxima para 70 animais, entre domésticos e silvestres. Serão seis baias para 30 cachorros, duas salas para animais silvestres e salas para maternidade e isolamento.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido