
As festividades natalinas na área central de Venâncio Aires reuniram cerca de 15 mil pessoas em cinco noites. Os dados são da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes. A programação cultural do Natal Cor & Magia, realizada ao longo de dezembro, teve na Travessa São Sebastião Mártir, a chegada do Papai Noel, noite cultural, teatro social “Luzes do Deus Menino”, Orquestra de Venâncio Aires e Grupo Tholl.
“Foi um momento ímpar para Venâncio Aires e região. Nas noites de atrações tivemos muitos visitantes de outras cidades o que demostra a qualidade da nossa programação cultural que foi totalmente gratuita”, avaliou o secretário municipal de Cultura e Esportes, Henrique Silva. Ele também destacou que a qualidade será a tônica para a formulação das atrações para o próximo ano.
Contudo, disse que a dificuldade na captação dos recursos por meio de projetos de lei de incentivo à cultura atrasaram a divulgação. “Estávamos na eminência de divulgarmos logo toda a programação, mas questões burocráticas nos impediram. Mas ficamos muito satisfeitos com o retorno do público”.
Silva também fez referência a encenação teatral. “Quem compareceu pode apreciar um momento único de 50 voluntários. O final foi surpreendente. Outra atração que foi muito mencionada foi a presentação do Grupo Tholl, que é referência no estado”, disse o secretário.
Terno de Reis
Apesar das atrações natalinas terem se concentrado em dezembro, o encerramento ocorre no dia 4 com o tradicional Festival José Arnildo Bento da Silva de Terno de Reis. As inscrições seguem até o dia 3 de janeiro e as apresentações dos grupos ocorre no Largo do Chimarrão, no dia 4 de janeiro, a partir das 21h.
A expectativa é de reunir até 15 grupos, inclusive de outros municípios da região. A ordem de apresentação no dia do festival será de acordo com a inscrição, que é gratuita. Cada terno poderá apresentar a música de reis seguida de mais uma canção de livre escolha. Cada grupo receberá troféu de participação. Além disso, cada cantor poderá participar apenas em um terno.