INFORMAÇÃO ATUALIZADA ÀS 16H20MIN
Embora nos últimos meses ainda houvesse muita incerteza em relação à pandemia de Covid-19, quando o assunto era ‘Fenachim’, o clima sempre foi de otimismo e expectativa positiva pela realização da maior festa de Venâncio Aires.
Com a melhora gradativa no cenário da saúde, não tinha como o sentimento ser diferente e foi isso que se percebeu no fim da manhã desta sexta-feira, 6, quando ocorreu a abertura oficial da 16ª Festa Nacional do Chimarrão: aperto de mãos, abraços, rostos sem máscaras e cuias compartilhadas comprovam que, sim, a Fenachim é novamente uma realidade depois de três anos da última edição.
Durante a cerimônia que abriu a festa, os discursos trouxeram vários palavras em comum, principalmente a possibilidade de retomar os eventos, os negócios, o turismo e os encontros de famílias e amigos. “Todos sabem da representatividade do chimarrão e esse evento tem uma grande importância, pela retomada das atividades e pelo otimismo que percebemos em todos”, destacou o governador Ranolfo Vieira Júnior.
O chefe do Executivo gaúcho chegou ao Parque do Chimarrão pouco antes das 11h, acompanhado da esposa, Sônia, e foi recebido com chimarrão pelas soberanas Veridiana Röhsler, Alexandra Keller e Lavínia Giehl, e pelo prefeito Jarbas da Rosa. Após uma rápida passagem pela Escola do Chimarrão, Ranolfo e as demais autoridades subiram no palco do Chimarródromo, onde ocorreu a abertura oficial.
Além do governador, participaram da cerimônia representantes de órgãos de segurança, do Judiciário, vereadores e prefeitos de municípios da região. O evento também foi prestigiado pelos secretários estaduais Edson Brum (Desenvolvimento Econômico), Mauro Hauschild (Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo), Tânia Moreira (Comunicação), Raphael Ayub (Turismo) e Rafael Mallmann (Desenvolvimento Urbano e Metropolitano). Ainda estiveram no Parque os deputados estaduais Pedro Pereira (PSDB) e Fran Somensi (PRB), e os deputados federais Giovani Cherini (PL), Pompeu de Mattos (PDT) e Afonso Motta (PDT).