As centelhas acesas no Chuí que chegaram a Venâncio Aires no dia 28 de agosto, por cavalarianos da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), e na última quinta-feira com o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, tornaram-se, neste sábado, 5, a Chama Crioula oficial do município.
Durante a solenidade na abertura da festa campeira do Piquete Parceria Campeira ocorreu a unificação, na pista de laço do Parque Municipal do Chimarrão. Representando o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, o secretário municipal da Cultura, Esportes e Turismo, Lucas Ferreira, recebeu simbolicamente o candeeiro. O ato foi realizado pelo coordenador da 24ª RT, Dalmo Mayer; patrão do CTG Chaleira Preta, Oli Franco; representando o CTG Erva-Mate, Elton Manganelli, e também com a participação do presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) Ernesto Stahl.
Patronos da Semana Farroupilha de Venâncio Aires, Liliane Pappen e José Darci da Silveira, autoridades municipais e tradicionalistas, participaram da cerimônia. Em nome do poder executivo, Lucas Ferreira parabenizou os organizadores dos Festejos Farroupilhas e destacou o momento diante do qual passa o estado e o país, mas que nem por isso as convicções municipais se abalam, também em relação à tradição. Coordenador regional Dalmo Mayer, lembrou o Dia do Jovem Tradicionalista, comemorado na data, o que foi reforçado por Luce Carmen Mayer, ela que é coordenadora artística da 24ª RT e vice-presidente da ATVA. Em nome do jovem patrão do Parceria Campeira, Carlos Eduardo Greiner, eles homenagearam a todos os jovens do movimento gaúcho e enalteceram o envolvimento dos participantes no rodeio.