O Ministério do Desenvolvimento Agropecuário (MDA) lançou Programa de Chamada Pública para prestar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para famílias de agricultores ligados à produção do tabaco. Passo do Sobrado está inserido no projeto e contemplará 80 agricultores.

O programa prevê beneficiar cerca de 10 mil famílias nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Bahia, proporcionando formas de diversificação em áreas cultivadas com tabaco. O gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Luis Henrique Bernardi, salienta que a ideia não é parar imediatamente a produção do tabaco. “Não queremos que o agricultor deixe de produzir o tabaco de imediato, mas que comece a inserir alternativas de diversificação na propriedade”, frisou.

O acompanhamento técnico da Emater estende-se por 12 meses com trabalhos que auxiliem os produtores nas atividades de diversificação, na organização e gestão da propriedade e comercialização do produto.

Para o prefeito, Caio Baierle, o município estar inserido no programa de diversificação é um grande auxílio e contribuição para os agricultores.