As fortes rajadas de ventos, seguidas de chuva e até granizo em alguns locais, causaram estragos e mortes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. No Estado vizinho, seis pessoas morreram. Em Venâncio Aires não há registros oficiais de estragos.
O denominado ‘ciclone bomba’ chegou no oeste catarinense na manhã da terça-feira, 30, e atingiu diversos municípios. Um dos mais afetados foi Chapecó, onde a Defesa Civil registrou ventos de 108 km/h. Neste município, uma mulher de 78 anos morreu, atingida por uma árvore. Também foram registradas mortes em Tijucas e Santo Amaro da Imperatriz.
No Rio Grande do Sul, a região Norte foi a mais atingida, com registros de vendaval, chuva forte e granizo. As cidades com maiores danos foram Barracão, Cacique Doble, Carlos Gomes, Itatiba do Sul, Iraí e Tapejara, todas no Norte.
Em Venâncio Aires, segundo informações do Corpo de Bombeiros, não foi registrado nenhum chamado para atendimento de danos causados pelo vento registrado desde o final da noite da terça, madrugada e manhã desta quarta-feira.
No Estado, pelo menos 700 mil clientes estão sem energia elétrica.