No início deste mês, foi realizado o I Seminário Internacional de Cooperativas Escolares do Mercosul, na cidade de Posadas, Argentina. O evento contou com a participação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nero Pereira de Freitas e da Cooperativa Escolar Verde Vale, que participou como painelista do eixo temático Conteúdos Curriculares do Cooperativismo.
Participaram representantes do Brasil, Paraguai e Argentina. O Brasil foi representado pela escola Nero em estudos cooperativos. Conforme foi explanado no evento, a Argentina ainda não possui no currículo a disciplina de Estudos Cooperativos e o Paraguai aborda o assunto como tema transversal, no qual se desenvolve o tema concomitantemente com outra disciplina. O seminário teve como objetivo difundir, compartilhar e fomentar os valores desenvolvidos nas cooperativas escolares, propagando os princípios do cooperativismo.
Foi apresentada a legislação vigente em Vale Verde, e a pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Rosani Kanitz, explicou o Documento Orientador Municipal da disciplina de Estudos Cooperativos. Este foi elaborado em consonância com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
“Nossa participação no Paraguai deixou claro que o mais importante é fazer do cooperativismo uma filosofia de vida.”
ROSANI KANITZ – Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação
APRESENTAÇÃO
As alunas da turma do 8º ano, Daniela dos Santos Fischer e Maria Rosa Florentino da Silva, e a professora da disciplina, Maria Cristina Kaufmann, compartilharam as atividades desenvolvidas neste ano letivo na disciplina em parceria com a Cooperativa Escolar. “Este congresso foi de extrema importância para a escola Nero, pois foi possível vivenciar experiências de cooperativas internacionais. Nessas cooperativas escolares, os estudantes são os autores do processo de gestão. Isso também proporciona a possibilidade de aprender sempre mais, além da oportunidade de representar a escola em nível internacional”, destaca Maria Cristina.
A comitiva esteve acompanhada da assessora de programas sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Fabiana Bartolamay, que é responsável pelo Programa União Faz a Vida, bem como a assessora pedagógica, Patrícia Brum. “Acredito que em termos de aproveitamento, oferta e visão sobre estudos cooperativos, demos um show, porque não tratamos essa temática como algo para apenas render dinheiro, mas sim, de ideias que surgiram para ajudar a comunidade local. Nossa fala no Paraguay deixou claro que o mais importante é fazer do cooperativismo uma filosofia de vida”, afirma Rosani.
PIONEIRISMO
- A escola Nero é pioneira no país em incluir a disciplina de Estudos Cooperativos no currículo escolar, que foi implantada como componente na grade dos anos finais, e passou a vigorar a partir de 2018 na instituição.
- A matéria oportuniza e difunde a cooperação nos estudantes, onde o mesmo passou a ser uma iniciativa institucional que atinge as famílias e promove o crescimento comunitário.
- O pensar coletivamente é visto como uma filosofia de vida que busca propiciar a possibilidade de novos caminhos para o futuro. Os custos da viagem ficaram por conta da fundação Sicredi.