Realizar uma gestão participativa, valorizando o associado. Essa é a principal meta da nova diretoria do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova) que foi eleita em dezembro. A posse ocorrerá em breve, em data ainda a ser definida.
A chapa liderada por Sílvio Jaeger recebeu a maioria dos votos no pleito ocorrido em assembleia. O Nova conta, atualmente, com 71 associados ativos, residentes em Mato Leitão, Venâncio Aires e Passo do Sobrado. O mandato da nova diretoria é pelo período de dois anos. Jaeger já ocupou o cargo durante duas oportunidades, entre os anos de 2012 e 2015.
O calendário de atividades para 2020 será definido e apresentado nas próximas semanas. O primeiro compromisso será em março com exposição na cidade de Nova Petrópolis, na Serra gaúcha. Antes disso, neste fim de semana, ainda pelo cronograma de 2019, a entidade marcará presença num evento em São Leopoldo.
A ideia da diretoria é realizar, neste ano, exposição estadual de Venâncio Aires e, em 2021, em Mato Leitão. Outra proposta é de pleitear a organização do Dia do Orquidófilo no próximo ano. O evento estadual (junho), neste ano, será em São Sebastião do Caí.
PARCERIAS
“O apoio das Prefeituras continuará sendo muito importante. Nosso objetivo é reforçar as parcerias trazendo eventos e divulgados os municípios pelo estado”, destacaram os integrantes da nova diretoria.
“O Nova continuará realizando encontros mensais e a ideia é incluir neste calendário reuniões também em Passo do Sobrado. É uma forma de valorizar o nosso associado que reside naquele município.”
Sílvio Jaeger – Presidente eleito
FEDERAÇÃO
O professor e orquidófilo Silvio Jaeger é atualmente secretário da Federação Gaúcha de Orquidófilos com mandato até 2021. Ele ocupou a presidência entre os anos de 2014 e 2017. A entidade é integrada por cerca de 40 associações de todo o estado. “Outra meta é participar ativamente dos eventos organizados pela federação e ainda expor nossas orquídeas em nos polos gaúchos: Noroeste, Centro, Metropolitano, Serra e Litoral”, disse Sílvio.
METAS
A nova diretoria listou as seguintes metas: valorização do associado; incentivar participação em exposições; auxiliar na identificação as plantas; palestras técnicas e troca de experiências; visitas aos orquidários dos sócios; excursões para exposições no Estado; incentivar renovação das plantas; participar nos eventos da Federação Gaúcha de Orquidófilos; aumentar a participação dos sócios nas reuniões (distribuição de plantas).
DIRETORIA
- Presidente: Silvio Aurélio Jaeger
- Vice-presidente: Airton Müller
- Tesoureiro: Luciano Weiss
- Vice-tesoureiro: José Heidt
- Secretária: Márcia Müller
- Vice-secretária: Grazieli Winkelmann