Na quarta-feira, 6, foi realizada a celebração que marcou os 50 anos da Certaja. O evento teve como local a sede dos colaboradores da cooperativa Acerta, e começou às 10h30min, com show acústico do cantor taquariense Gil de Souza. O cerimonial se iniciou com a composição da mesa de autoridades, iniciada pelo presidente, Renato Martins, e seu vice-presidente, Gilberto Coutinho, seguido pelo secretário do conselho de administração e prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, presidente da Certaja Desenvolvimento, Pedro Maia, e o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergílio Perius, entre outros.
Na oportunidade os conselhos fiscal e administrativo foram nomeados e homenageados. Na sequência foi exibido o mais novo vídeo institucional da cooperativa estrelado pelo humorista taquariense Paulinho Mixaria, o qual contou os anos de luta e empreendedorismo para levar luz aos rincões que não eram atendidos pelas grandes concessionárias.
Homenagens especiais foram dedicadas a diversas pessoas que ajudaram a escrever as cinco décadas de história, oportunidade na qual houve menções celebrativas e entrega de placas ao primeiro presidente Alcides Antunes da Cunha Neto, na pessoa de sua esposa Rosamaria Praia Antunes da Cunha, que não pôde comparecer por motivos de força maior e ao segundo presidente Adão Rodrigues Martins, representado por seu neto Flávio Martins.
Marla Cecília Quadros da Rocha, neta do terceiro presidente, Nero Pereira de Freitas, recebeu a placa em nome de seu avô. Os filhos Clóvis e Magda, do presidente, Frederico Damião Arnt Bavaresco, fizeram-se presentes e receberam a placa em homenagem ao seu pai, Hilário Rollof, o único associado hoje remanescente do grupo de 30 pessoas que participaram da assembleia de fundação, tomou em mãos a homenagem que a Certaja lhe dedicou. Por motivos de saúde, Júlio Fornari, não se fez presente, mas foi lembrado e festejado por sua colaboração como conselheiro administrativo até 2016.
Gilberto Coutinho Cunha, que em 1983 integrou os conselhos fiscal e administrativo, desde 2008 assumiu o desafio da vice-presidência, pelo que foi amplamente aplaudido. Representando a Federação das Cooperativas de Energia (Fecoergs), Diamantino Marques dos Santos ouviu palavras de gratidão à José Zordan, superintendente da Fecoergs, pelos relevantes serviços ao Sistema de Infraestrutura do Rio Grande do Sul.
RENATO MARTINS
A última homenagem foi dedicada a Renato Martins, vinculado à cooperativa desde janeiro de 1973 e que em 2008, com o falecimento de Bavaresco, assumiu o cargo máximo na cooperativa, conduzindo-a por desafios como a cisão dos negócios de energia e desenvolvimento, bem como, a assinatura do contrato de permissão de distribuição de energia elétrica. Emocionado e em companhia de sua esposa Maria da Graça, Renato recebeu a placa sem conter as lágrimas.
Em seu discurso, Martins celebrou a vitalidade do empreendimento cooperativista com o apoio dos colaboradores, associados, conselheiros e órgãos de classe que viabilizam as atividades cotidianas. Ele recordou os desafios imensos que se apresentaram no início da cooperativa, do espírito de garra das equipes que iam a campo com uma estrutura de trabalho difícil, bem como da coragem dos associados ao aderirem à ideia cooperativista em um período no qual o sistema não tinha a mesma credibilidade que hoje possui. E assegurou, em um misto de alegria e prenúncio de um futuro luminoso.
PREFEITO
O prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, falou da decisão de incluir a disciplina de cooperativismo nos currículos das escolas municipais, inspirados pelas ideias certajanas, o que aponta como fundamental na construção de uma sociedade mais cidadã e unida e fez agradecimentos pelo empenho da Certaja no desenvolvimento de suas comunidades.