Decreto foi elaborado por representantes do Executivo e de segmentos da sociedade (Foto: Guilherme Teixeira/AI Prefeitura)
Decreto foi elaborado por representantes do Executivo e de segmentos da sociedade (Foto: Guilherme Teixeira/AI Prefeitura)

Comitê de Gerenciamento de Crise do município de Vale Verde se reuniu na manhã desta sexta-feira, 20, na Prefeitura, com o objetivo de definir ações contra o avanço da do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, o prefeito Carlos Gustavo Schuch decretou, que somente serviços essenciais poderão abrir a partir de segunda-feira, 23. O documento também prevê medidas para conter a estiagem que afeta o município.

“Tendo em vista a falta de chuva que irá prejudicar a arrecadação do município nos próximos dois anos, e para reduzir os riscos do coronavírus, tomamos diversas ações para tentar frear essa pandemia”, destacou o prefeito.

Também acompanharam a reunião o vice-prefeito Roque Eisermann, secretários de Administração, Finanças, Agricultura, Obras, Assistência Social e Saúde. Também participaram membros do comércio, setor contábil, educação, jurídico, Brigada Militar de Vale Verde e meio ambiente.

SERVIÇOS ESSENCIAIS

As medidas do decreto valem por 15 dias. Em Vale Verde, mercados, lancherias, padarias, agropecuárias, transportadoras, bares que comercializem alimentos, açougues, farmácias, postos de gasolina, agências bancárias e restaurantes, por serem essenciais às famílias, não irão fechar. Mas deve ocorrer a higienização correta do local, com disponibilização de álcool em gel e o controle de aglomeração. Esses locais essenciais podem ficar abertos até as 19h.

QUEM DEVE PARALISAR ATENDIMENTO

Ginásios, lojas, salões de beleza, barbearias, academias, bares, igrejas, festas e bingos, devem fechar. O comércio em geral pode comercializar via tele-entrega. Fica autorizado o serviço de agendamento de entrega de produtos para estabelecimentos comerciais e serviços não essenciais, desde que as portas destes permaneçam fechadas e não ocorra aglomeração de pessoas.

MEDIDAS CONTRA A ESTIAGEM

Para tentar amenizar a situação da falta d’água, está proibido o uso da água potável para lavar carros, calçadas e jardins. A luz e a água da área de camping do Balneário Monte Alegre será cortada. A hora-máquina está reduzida para serviços prioritários de perfuração de poços e novos açudes.

OUTRAS MODIFICAÇÕES 

  • Estão suspensas as duas linhas de ônibus dentro do município;
  • Recolhimento do lixo, com luvas e máscaras, continua;
  • A unidade móvel será colocada na rua para realizar as vacinas contra a gripe na segunda-feira;
  • Estão prorrogados os prazos de todas as taxas e tributos municipais como: alvarás e conta de água, por 30 dias;
  • A Emei Santa Izabel, a partir de segunda-feira, também estará fechada;
  • A Feira dos Produtores Rurais (Feproarte) também está suspensa a partir da próxima semana.

REPARTIÇÕES PÚBLICAS 

A Prefeitura e a Secretaria de Educação estarão com funcionamento interno. As Secretarias de Saúde, Obras, Agricultura e Assistência Social terão expediente normal, por conta da demanda da população. A Prefeitura continua à disposição pelo telefone 3655-9085 ou pelo e-mail [email protected]