O calendário da rede municipal da microrregião ainda não está oficialmente definido. Contudo, as Secretarias Municipais de Educação de Vale Verde e Passo do Sobrado já têm uma data prévia para o recomeço das aulas na rede municipal, das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), que segundo estimativa, irão retornar no mesmo dia.
Em Vale Verde, a previsão de início das aulas das Emeis e Emefs será no dia 8 de fevereiro. De acordo com a secretária de Educação, Patrícia Gerhardt, haverá uma reunião nesta quarta-feira, 20, com o Conselho Municipal de Educação, para avaliar a viabilidade de adaptar o sistema híbrido de ensino a partir desta data. “Ainda temos que realizar reformas nas escolas para receber os alunos. Já contratamos mão de obra e aquisição de materiais para o início das reformas”, afirma.
Na Emei Santa Izabel já foi aberta uma licitação para a construção de um muro da escola, que caiu no ano passado. Já nas três Emefs do município, serão realizadas reparos nos banheiros, pintura, construção de paredes e de depósitos. “Temos urgência na realização do serviço, por isso, estamos aguardando a definição da empresa interessada, até esta sexta-feira, 22, conforme prazo da licitação”, destaca.
LEIA MAIS: Como está a expectativa pelo retorno das atividades presenciais nas Emeis
Um outro tema que será abordado na reunião será quanto ao transporte escolar. Os alunos das escolas municipais de Vale Verde utilizam transporte próprio (do município), terceirizado e ônibus de linha para se deslocarem até a escola. Neste caso, Patrícia explica que será realizado um planejamento antes do início das aulas. “Vamos organizar roteiros e separar as turmas que irão utilizar o transporte escolar. Já estamos com tudo alinhavado, só precisamos ajustar alguns detalhes”, considera a secretária da Educação de Vale Verde, que aguarda os 350 alunos da rede municipal, em fevereiro.
Em Passo do Sobrado, aulas serão flexibilizadas devido ao transporte escolar
Em Passo do Sobrado, o recomeço das aulas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) está previsto para o dia 22 de fevereiro. A ideia é que cerca de 600 alunos sejam sub-divididos em dois grupos para retomarem as atividades de forma híbrida. Enquanto um grupo participa das aulas presenciais, outro, realiza atividades de forma remota e vice-versa.
De acordo com o secretário de Educação de Passo do Sobrado, Flúvio Kroth, de 22 de fevereiro a 8 de março (data em que iniciam as aulas da rede estadual), os estudantes do ensino fundamental ficarão sem transporte, pois utilizam o mesmo veículo do Estado. Por isso, nas duas primeiras semanas as aulas serão flexibilizadas para não prejudicar os alunos. “As crianças deverão ser levadas pelos pais ou responsáveis e, se preferirem, poderão retirar as atividades na escola para serem concluídas em casa”, explica.
Segundo Kroth, as escolas já estão recebendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A partir do dia 2 de fevereiro, assim que os professores retornarem das férias, será realizado um levantamento do número de profissionais que faz parte do grupo de risco, para a definição do cronograma de aulas.
LEIA MAIS: